Balanço legislativo: Câmara já recebeu 507 visitantes em 2018

por Assessoria Comunicação publicado 09/07/2018 08h45, última modificação 28/10/2021 07h05

Neste primeiro semestre de 2018, a Câmara Municipal de Curitiba recebeu 507 visitantes, principalmente representantes de outros poderes ou estudantes. As visitas guiadas, voltadas especialmente para alunos da capital, tiveram a presença de 11 instituições de ensino e são conduzidas pela Diretoria de Cerimonial do Legislativo. Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR), por exemplo, estiveram no Legislativo acompanhando a sessão plenária do dia 10 de abril. O objetivo era aperfeiçoar um trabalho estudantil desenvolvido pelos universitários, com foco na praça Eufrásio Correia, que fica em frente ao Legislativo.

No mês de abril, os vereadores mirins de Curitiba, empossados em fevereiro, vieram ao Legislativo para conhecer as atividades desenvolvidas na Casa. Foram apresentadas a eles as rotinas do plenário, das comissões temáticas e dos demais setores relacionados à elaboração das leis. Esses estudantes foram eleitos no programa Parlamento Jovem 2018, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e desenvolvido pela Escola Judiciária do Paraná (saiba mais).

No final da primeira sessão legislativa, que foi até o mês de junho, a Câmara sediou também o Parlamento Universitário. A atividade de extensão foi coordenada por um coletivo de estudantes da UFPR que organizou uma seleção de 38 acadêmicos de cursos de direito, da capital e do interior do Paraná. Em parceria com a Câmara, eles puderam, durante uma semana, vivenciar as etapas do trabalho legislativo municipal, desde a eleição da Mesa Diretora até as votações em plenário (leia mais).

Também visitou a Câmara Municipal a reitora da Universidade Estadual de Montana, nos Estados Unidos, Waded Cruzado. Ela esteve no Legislativo para receber um voto de congratulações e aplausos devido à sua contribuição à Bienal de Curitiba (077.00007.2018). Os votos destacam a doação, pela instituição norte-americana, de um forno para queima de cerâmicas em alta temperatura. A estrutura passa a ser uma das maiores do Brasil e funcionará no Ateliê Livre de Escultura do Centro de Criatividade de Curitiba, localizado no parque São Lourenço.