Balanço legislativo: 320 estudantes participaram de visitas guiadas

por Assessoria Comunicação publicado 23/07/2019 16h05, última modificação 09/11/2021 08h32

Eles vêm curiosos, cheios de perguntas para fazer, querem conhecer onde são tomadas as decisões para a cidade e falar com um vereador. Estudantes de diversas faixas etárias circulam semanalmente pela Câmara de Curitiba para entender quais as funções dos poderes municipais (Legislativo e Executivo) e saber mais sobre as tarefas dos vereadores. Neste primeiro semestre, o programa de visitações da Câmara recebeu 320 estudantes de diversas faixas etárias. A maioria (174) tinha entre 13 e 18 anos e veio em grupos de escolas que trabalham a educação para a política e a cidadania – além de 15 universitários e outros 16 de cursos técnicos.

“Acho que é um momento para que eles entendam o papel destes agentes políticos e para que tomem decisões mais conscientes na hora em que forem votar, além de perceberem que é importante fiscalizar”, explica a coordenadora do programa de visitação, Luciane de Fátima Pereira.

Os mais novos também participam das visitas, que incluem um tour pelo plenário, pelos gabinetes, e pela sala de reunião das comissões. Foram ao todo 115 crianças de 6 a 12 anos nesse semestre. No final de 2018, todo o material foi reformulado para mostrar de forma mais lúdica e interessante como é o trabalho da Câmara Municipal, o que faz um vereador, como surgem as leis, como participar de todo o processo de discussão das propostas e como se manter informado do que está acontecendo no Legislativo. A apresentação é realizada por um dos funcionários da Casa, com o uso de powerpoint, e no final os estudantes recebem uma cartilha com informações relevantes.

Das 18 escolas que vieram à Câmara neste ano, 7 eram públicas e 11 eram particulares. Deste total, 169 visitantes eram do ensino fundamental, 120 do ensino médio, 15 eram universitários e outros 16 eram de cursos técnicos. “Para cada faixa etária existe uma linguagem que a gente tenta respeitar para que o estudante saia daqui esclarecido. Cada turma que vem traz dúvidas diferentes e tem diferentes níveis de conhecimento a respeito da política. A gente tenta se adequar a isso pra que possam tirar o máximo de proveito da experiência”, complementa Luciane.

As visitas são agendadas diretamente pelo site, no link Visite a Câmara. Lá há um formulário de inscrição que deve ser preenchido para que a equipe de Cerimonial dê o retorno com as possíveis datas para o agendamento. O Manual do Cidadão, que é entregue para os alunos, também está disponível para ser lido online nessa página.