Avisos nas ruas podem baixar índice de acidentes
A colocação de placas e faixas nos pontos críticos de acidentes e atropelamentos alertando pedestres e motoristas pode reduzir a violência no trânsito. A proposta é do vereador Valdenir Dias (PMDB) em apreciação no Departamento Jurídico da Câmara de Curitiba.
O parlamentar explica ao ser identificado o ponto crítico, o local deverá ser sinalizado em caráter permanente, com frases de efeito que chamem a atenção da população, alertando sobre o perigo de acidentes. A sinalização deverá ficar visível e iluminada, possibilitando aos usuários a identificação prévia. "O Executivo, após a colocação das placas e faixas terá para cada ponto crítico, prazo de 360 dias para eliminar o problema em definitivo", comenta.
Segundo Valdenir Dias, Curitiba constitui grande “aglomeração urbana”, resultante do intenso processo de crescimento de sua população. Conseqüentemente, os acidentes de trânsito representam um dos mais significativos fatores de insegurança no cotidiano da comunidade.
Impacto
Em 2003, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) divulgaram os resultados de estudo intitulado “Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito nas aglomerações urbanas brasileiras”. O documento mostra que os acidentes de trânsito 2001 geraram custos de R$ 3,6 bilhões, a preços de abril de 2003, para as 49 aglomerações urbanas no Brasil, dentre as quais encontra-se Curitiba. Vale ressaltar que 62% da frota nacional de veículos está concentrada nas 49 aglomerações urbanas brasileiras.
"Além do custo econômico há o custo humano", justifica o vereador, acrescentando, ainda, que a dor e o sofrimento produzidos são comparáveis aos decorrentes de guerra civil.
O parlamentar explica ao ser identificado o ponto crítico, o local deverá ser sinalizado em caráter permanente, com frases de efeito que chamem a atenção da população, alertando sobre o perigo de acidentes. A sinalização deverá ficar visível e iluminada, possibilitando aos usuários a identificação prévia. "O Executivo, após a colocação das placas e faixas terá para cada ponto crítico, prazo de 360 dias para eliminar o problema em definitivo", comenta.
Segundo Valdenir Dias, Curitiba constitui grande “aglomeração urbana”, resultante do intenso processo de crescimento de sua população. Conseqüentemente, os acidentes de trânsito representam um dos mais significativos fatores de insegurança no cotidiano da comunidade.
Impacto
Em 2003, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) divulgaram os resultados de estudo intitulado “Impactos sociais e econômicos dos acidentes de trânsito nas aglomerações urbanas brasileiras”. O documento mostra que os acidentes de trânsito 2001 geraram custos de R$ 3,6 bilhões, a preços de abril de 2003, para as 49 aglomerações urbanas no Brasil, dentre as quais encontra-se Curitiba. Vale ressaltar que 62% da frota nacional de veículos está concentrada nas 49 aglomerações urbanas brasileiras.
"Além do custo econômico há o custo humano", justifica o vereador, acrescentando, ainda, que a dor e o sofrimento produzidos são comparáveis aos decorrentes de guerra civil.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba