Avançam trabalhos da Comissão de Urbanismo

por Assessoria Comunicação publicado 17/05/2005 16h35, última modificação 24/05/2021 15h55
Os trabalhos da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara de Curitiba avançam e estão perto de solução para o destino dos resíduos da construção civil na cidade. Na manhã desta terça-feira (17), os vereadores integrantes da comissão participaram de reunião com o secretário municipal do Meio Ambiente, Domingos Caporrino Neto, e representantes de entidades e empresas ligadas ao transporte de resíduos.
Segundo o presidente da comissão, vereador Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB), ficou acertado que a Prefeitura terá prazo de 30 dias para indicar 15 áreas para o transbordo dos resíduos e área para instalação da usina de reciclagem. A vereadora Roseli Isidoro (PT), vice-presidente da comissão, adianta que, nesta quarta-feira (18), a Prefeitura vai indicar 10 áreas licenciadas aos representantes da Associação de Transportes de Resíduos da Construção Civil. "São espaços particulares com laudos técnicos já liberados para depósito de resíduos", comenta.
Projeto
A idéia dos vereadores é que a Prefeitura defina as áreas para quando o projeto de Roseli Isidoro, com substitutivo geral do presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), com emendas de Luiz Felipe Braga Côrtes, entrar na pauta de votação do plenário, a situação já esteja regularizada. O documento, apresentado pela vereadora em 2003, é para criar programa de gerenciamento de resíduos sólidos da construção civil, instituindo plano de ação dos transbordos (seleção dos entulhos) e  instalação de usina de reciclagem. Além disso, prevê a revisão do protocolo de intenções firmado entre a administração anterior e o Sindicato da Construção Civil e Unilivre.
Nova reunião com o secretário Caporrino está marcada para o dia 20 de junho, às 10h, na Secretaria do Meio Ambiente.