Avançam estudos para normatização de infláveis

por Assessoria Comunicação publicado 15/05/2008 18h00, última modificação 21/06/2021 10h03
Integrantes da Comissão Especial da Câmara de Curitiba que trata das normas de segurança para uso de brinquedos infláveis, estiveram, nesta quarta-feira (14), em São Paulo, para tratar das normas de segurança dos equipamentos. Os vereadores participaram de reunião com o diretor-geral da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Ricardo Rodrigues Fragoso, e as responsáveis pelo processo de normatização, Márcia Cristina de Oliveira e Patrícia Roberta Barucco.
Ricardo Fragoso confirmou que, em atendimento à solicitação da Câmara de Curitiba, a entidade formará uma Comissão Especial de Estudo de Segurança de Brinquedos Infláveis de Grande Porte e a reunião de instalação será no dia 5 do mês que vem, em São Paulo. Além disso, segundo o vereador André Passos (PT), relator dos trabalhos da Comissão da Câmara, por reconhecer o mérito da iniciativa, a direção geral da ABNT fará a primeira audiência de trabalhos em Curitiba.
Para o presidente da Comissão Especial, vereador Tico Kuzma (PSB), “o encontro foi importante pela confirmação de que a criação das normas de segurança vai beneficiar não apenas Curitiba, mas toda a sociedade brasileira, trazendo mais segurança às crianças.” A vereadora Julieta Reis (DEM) destacou que  a ABNT comentou a possibilidade de, após a criação das normas, elaborar um guia de boas práticas de utilização, o que seria muito interessante e importante para os pais saberem mais a respeito destes brinquedos.
Grupo de trabalho
O vereador Sandoval (PTB), que também participou da reunião, enfatiza que todos os que tenham interesse poderão participar do grupo de trabalho da futura comissão da ABNT. Há uma ferramenta na internet que possibilita o acesso de qualquer parte do País. O email para informações da Comissão da ABNT é: proberta@abnt.org.br. Também participa desta comissão o vereador Elias Vidal (PP).
Estudos
A ABNT é uma entidade sem fins lucrativos que, neste ano, completa 68 anos de atividades. É o único foro de normatização nacional e, diante da demanda como a dos vereadores, promove reuniões de Comissão de Estudo. Segundo Márcia Cristina, nestas comissões devem estar representados todos os envolvidos no assunto a ser normatizado e a finalidade é que possam, na esfera nacional, discutir e estabelecer, por consenso, regras, diretrizes ou características para as atividades estudadas.