Avaliadas obras para desenvolvimento da cidade

por Assessoria Comunicação publicado 18/07/2011 17h30, última modificação 10/08/2021 11h03
As intervenções na região norte de Curitiba, desde a implantação do binário formado pela avenida Anita Garibaldi e a rua Vereador Washington Mansur deram novo impulso ao desenvolvimento local. A afirmação é do vereador Jairo Marcelino (PDT), que fez uma avaliação dos investimentos realizados nos dois últimos anos, no sistema viário da sua região. O parlamentar participa novamente da Mesa Executiva da Casa, como terceiro-secretário e é um dos grandes incentivadores de novas obras, transmitindo a reivindicação de moradores e comerciantes.
Uma das realizações da administração municipal ressaltada pelo vereador é o binário Ahu-Jardim Botânico. A desapropriação de área, que permitiu a abertura da rua Vereador Washington Mansur até a rua Marechal Malet fez parte de projeto de crédito adicional aprovado pela Câmara de Curitiba em sessões plenárias. “Foi mais uma vitória para a região Norte da cidade, onde estão 13 bairros de grande densidade populacional e intenso movimento de comércio e serviços, para os quais é fundamental a qualidade de acesso”, comentou Jairo Marcelino. A avenida ganhou sentido único de tráfego entre as ruas Benjamim Zilli e Vereador Washington Mansur. Com a implantação da mão única foram beneficiados diretamente os usuários do transporte coletivo e comerciantes. Pelo trecho do novo binário, passam 13 linhas de ônibus urbanas e metropolitanas.
Na avaliação de Jairo Marcelino, “as ruas em sentido único também se tornaram favoráveis para os pedestres, que podem atravessar as vias com mais segurança. Ele acredita que 2011 será bastante produtivo neste setor, quanto às novas obras de infraestrutura viária com predominância para pontos críticos em que o fluxo de veículos exige providências. No caso do binário Ahu, foram mais de 500 metros quadrados incluídos nesta desapropriação. “Primeiramente, de abertura da rua Mansur até a Malet e, depois, de transformação desta ligação em binário, unindo os dois bairros estruturais”, comentou.
O terceiro-secretário, ressaltou ainda, outros benefícios para a população desta região de Curitiba, como a realizada pela Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), alterando a preferencial de tráfego no cruzamento das ruas Paula Prevedello Gusso e Ludovico Geronazzo, no Boa Vista; o conserto da barreira eletrônica localizada na rua Brasilino Moura, no bairro Ahu e a sequência de manutenção de equipamentos nas ruas Nilo Peçanha, José Casagrande, Santa Bernadethe, Guararapes, São João, Joaquim José Pedrosa, Júlia Wanderley e Desembargador Motta, entre outras. Os serviços de manutenção corretiva e preventiva fazem parte da rotina diária para não interromper o funcionamento do sistema de fiscalização eletrônica. Este tipo de ação, segundo o parlamentar, “deverá ser feita em outros 14 pontos de fiscalização eletrônica.
Novas
Jairo Marcelino aproveitou para falar sobre as últimas obras de pavimentação na Vila Nossa Senhora de Fátima, Jardim Camila e Jardim Área Verde, no bairro Abranches, onde estão sendo pavimentadas 22 ruas, em uma extensão de um quilômetro. São obras do programa Asfalto Cidadão, que leva este tipo de pavimentação para ruas de baixo movimento. Outra obra destacada é a construção de calçadas e pavimentação na rua Antônio Krainski, perto do Colégio Vicentino São José. A calçada trará maior segurança para pais e alunos que circularem na rua do colégio.
Mais uma obra é a construção da trincheira Bacacheri/Bairro Alto, que ligará as ruas Gustavo Rattmann e José Szgoda. O trabalho faz parte da implantação da Linha Verde Norte. A trincheira terá comprimento de 127 metros e 4,80 metros de altura, com investimento de R$ 9,5 milhões. O projeto também inclui a pavimentação das ruas José Zgoda, Gustavo Rattmann e dos Xaverianos, além das alças de acesso à trincheira e das vias marginais e locais nos dois sentidos da futura Linha Verde Norte, num total de 2,3 quilômetros de asfalto.
As ruas Carlota Straube de Araújo, José Bajerski e Suécia, no bairro Boa Vista, serão as próximas vias a receber a recuperação de asfalto com a recicladora da prefeitura, que tem agradado os moradores, conforme constatou Jairo Marcelino.