Avaliação do novo site da CMC: 63% dos participantes dão nota de 7 a 10
O portal da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) na Internet (curitiba.pr.leg.br), que foi totalmente repaginado e entregue à população no mês de agosto, está sendo bem avaliado pelos usuários. Isso é o que mostra o resultado de uma consulta feita no próprio site durante o mês de setembro e que teve a participação de 30 pessoas.
A enquete tinha apenas três perguntas: a faixa etária do internauta, frequência com que acessava o sistema e a nota, de 1 a 10. Havia ainda a opção de deixar um comentário sobre o que poderia melhorar. 19 participantes (63%) avaliaram o site como bom ou ótimo. “Na minha opinião é um site bastante versátil e transparente e fácil de consultar”, postou um cidadão.
Algumas das avaliações, embora positivas, apresentaram sugestões de melhoria, entre elas a realocação de links e disponibilização de conteúdos específicos, o que está sendo avaliado pela Diretoria de Comunicação Social.
Entre as 11 avaliações negativas e regulares, alguns dos usuários apontaram dificuldades em localizar informações, links quebrados e impossibilidade de acessar alguns sistemas. As queixas foram verificadas e os problemas foram resolvidos em poucos dias. Todos os participantes receberam retorno de suas avaliações e foram convidados a reavaliar o portal.
Outros dados
A maioria dos participantes da consulta (22) têm entre 35 e 59 anos de idade, o que equivale a 73% do público. Outros 6 usuários possuem entre 18 e 34; 1 tem até 18 anos; e 1 é maior de 60.
Em relação à frequência de acessos, 16 pessoas (53%) declararam acessar o site da CMC pelo menos uma vez na semana. Outros 12 (40%) entravam na página do Legislativo municipal pela primeira vez; e outros 2 usuários (6%) informaram que raramente visitam o ambiente virtual da CMC.
O portal
Principal meio de comunicação entre os vereadores e a população, o novo site alinha a Câmara de Curitiba às iniciativas nacionais de software livre capitaneadas pelo Interlegis - um programa do Senado Federal, que busca integrar e modernizar os órgãos legislativos do Brasil.
Uma das mudanças foi o uso da extensão ".leg", que tem como meta fortalecer uma identidade virtual padrão do Poder Legislativo na Internet. A atualização teve, ainda, o objetivo de facilitar o acesso da população às informações relativas ao trabalho dos vereadores, com ênfase na transmissão ao vivo do trabalho parlamentar e na transparência ativa.
Saiba mais sobre o novo portal e serviços ofertados aqui.
Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficias do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.
Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba