Autor de “Bicho do Paranᔠé cidadão honorário

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2005 16h40, última modificação 07/06/2021 11h14
O cantor e compositor João Lopes recebeu, na última sexta-feira (09), no plenário do Palácio Rio Branco, o título de cidadão honorário de Curitiba. A proposta foi do vereador Jônatas Pirkiel (PL), aprovada por unanimidade na Câmara, e, segundo o parlamentar, veio para homenagear um símbolo da força da cultura paranaense. “A música é mais que uma combinação de notas compostas para agradar ao ouvido humano. Ela tem o poder de contagiar, fazer sorrir ou chorar. Poucas pessoas recebem este dom, que é um instrumento de Deus, e João Lopes com certeza é uma delas”, afirmou Pirkiel. Emocionado, o compositor agradeceu aos vereadores e àqueles que sempre o ajudaram pelas estradas da vida. “Depois de receber um carinho como esse nesta Casa, vou fazer minha música com ainda mais amor e alegria”, disse. João Lopes agraciou os presentes com uma apresentação especial, cantando as músicas “O Homem e a Natureza” e “Bicho do Paraná”, em conjunto com sua esposa, Carmem Carolina Lupion Gandara Lopes da Silva.
A última sessão solene do ano foi presidida pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), e contou com a presença do presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, representando o prefeito Beto Richa; 2o tenente Fabrício Frazatto, representando o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná, coronel Mario Yoshio Wako; presidente da Associação Brasileira de Servidores de Câmaras Municipais, Relindo Schlegel; vereadores Pastor Gilso de Freitas (PL), Dona Lourdes (PSDB), Ângelo Batista (PP), Paulo Salamuni (PV), Paulo Frote (PSDB) e Jairo Marcelino (PDT), além de amigos e familiares do homenageado.
História
João Lopes nasceu em Califórnia, norte do Paraná, em 25 de maio de 1950. Pisou pela primeira vez em um palco em 1978, a convite de Ivo Rodrigues, da banda Blindagem. Em 1981, lançou seu primeiro disco, “João Lopes”. Entre outras músicas, estava “Bicho do Paraná”, que se tornou hino extra-oficial do Paraná.
Em 1988, Lopes lançou “Pé Vermelho”. Dois anos mais tarde, veio o disco “O Homem e a Natureza”. Em 1996, o álbum “Interiores” e, neste ano, lançou “João Lopes Bicho do Paraná Acústico”, resgatando a força da cultura paranaense e as características do artista.