Autor da lei antifumo exige rigor na fiscalização

por Assessoria Comunicação publicado 12/08/2011 17h50, última modificação 11/08/2021 10h10
Atendendo a inúmeros pedidos da população e usuários do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba, o vereador Tico Kuzma (PSB), segundo vice-presidente da Câmara Municipal, enviou à Superintendência Estadual da Vigilância Sanitária ofício exigindo fiscalização rigorosa da lei antifumo estadual nas dependências do Terminal Cachoeira, em Almirante Tamandaré.
Segundo o parlamentar, a denúncia de descumprimento da norma no equipamento público foi levada ao seu gabinete de trabalho pelos passageiros: "Muitos cidadãos de Curitiba e de Almirante Tamandaré, que usam todos os dias aquelas instalações, relatam que passageiros, funcionários do comércio interno do terminal, descumprem a lei. Isso é inadmissível", disse Kuzma.
Notificação
De acordo com o superintendente da Vigilância Sanitária em Saúde, Sezifredo Paz, o órgão estadual solicitou providências à Secretaria de Saúde de Almirante Tamandaré. Como resultado, a Secretaria Municipal de Administração, responsável pelo Terminal Cachoeira, foi notificada para que corrija esta situação. Segundo o farmacêutico Ernesto Rossi, da Secretaria Municipal da Saúde, a Urbs também foi notificada porque tem funcionários terceirizados no local. “Atendemos as solicitações do vereador para o aumento da fiscalização e intensificamos as atividades fiscalizatórias e educativas no terminal", disse Ernesto Rossi.
Rigor
Para o vereador Tico Kuzma, as leis municipal e estadual antifumo são uma das maiores conquistas porque são dispositivos que garantem mais saúde e qualidade de vida à população. "O cigarro mata e quem não fuma não merece ser atrapalhado pelo incômodo da fumaça. Iremos sempre realizar este trabalho de fiscalização das leis, que é a essência da função do vereador", concluiu Kuzma.