Vereadores reconhecem trabalho dos auditores fiscais de Curitiba
Os servidores Afonso Hirt, Clarissa Mendes, Evelize Tarasiuk, Mario Nakatani Junior e Ricardo Ribeiro foram indicados para receber a homenagem da Câmara de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na sessão plenária desta quarta-feira (31), auditores fiscais de tributos da capital para a entrega de votos de congratulações e aplausos. Os servidores públicos Afonso Hirt (077.00385.2022), Clarissa Rodrigues Mendes (077.00384.2022), Evelize Tarasiuk (077.00374.2022), Mario Nakatani Junior (077.00386.2022) e Ricardo Rodrigues Ribeiro (077.00373.2022) foram indicados para representar a categoria e receber a homenagem em função dos serviços prestados ao Município.
Os requerimentos são de iniciativa de Serginho do Posto (União), com a coautoria de Beto Moraes (PSD), Herivelto Oliveira (Cidadania), João da 5 Irmãos (União), Marcelo Fachinello (PSC), Marcos Vieira (PDT), Maria Leticia (PV), Mauro Bobato (Pode), Mauro Ignácio (União), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos), Pastor Marciano Alves (Solidariedade), Pier Petruzziello (PP), Professora Josete (PT), Sabino Picolo (União), Salles do Fazendinha (DC), Sargento Tânia Guerreiro (União) e da ex-vereadora Flávia Francischini (União), atualmente deputada estadual.
Serginho do Posto lembrou que a lei municipal 15.723/2020, aprovada pela CMC, instituiu no calendário oficial de Curitiba o Dia do Auditor de Tributos, comemorado em 21 de setembro. Ele explicou que as homenagens seriam feitas no ano passado, mas por ser um ano eleitoral a entrega dos diplomas precisou ser transferida. “É um reconhecimento da Câmara Municipal aos serviços prestados com responsabilidade e ética por esta categoria”, declarou o vereador.
A homenageada Clarissa Mendes falou em nome dos auditores fiscais. Segundo a servidora, o apoio e a sintonia construídos com a Casa Legislativa “têm sido essenciais para que Curitiba seja referência em eficiência tributária e responsabilidade fiscal para o país”. "É um pilar importante para que Curitiba continue avançando, sendo constantemente premiada, como no último dia 4 de maio, [quando foi] reconhecida como a primeira cidade do país a receber o certificado de excelência em gestão e inovação em administração tributária”, acrescentou.
Serginho do Posto enfatizou a importância do trabalho da categoria profissional, que “[vai] em busca dos recursos para que o Município possa exercer suas atividades e promover o bem-estar dos seus cidadãos, principalmente aqueles que precisam da presença do poder público”. Instituída pela lei 13.770/2011, a carreira de auditor fiscal “é de natureza permanente e essencial à administração tributária no desenvolvimento das funções de tributação e respectiva fiscalização”.
Skatista Miguelito
Já na segunda-feira (29), Salles do Fazendinha realizou a entrega de homenagem de sua autoria para o skatista curitibano Miguel Gouveia Coraiola, conhecido como Miguelito. O esportista de 13 anos de idade foi campeão paranaense de skate amador na categoria mirim em 2022 (077.00278.2023). “É um destaque no cenário estadual e nacional como uma das promessas para o esporte. É um exemplo para a juventude”, elogiou o parlamentar.
O presidente Marcelo Fachinello disse conhecer o skatista e sua família por conta de um projeto de skate realizado em uma escola pública de Curitiba, no ano passado. “Parabéns para o Miguel pelas grandes conquistas, que têm representando o município de Curitiba em âmbito nacional e até fora do Brasil também”, declarou.
Novas congratulações
A Câmara também aprovou novos votos de congratulações e aplausos, ao longo da semana. Alexandre Leprevost (Solidariedade) defendeu, na última segunda, a homenagem de sua autoria ao Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas (Sicride), da Polícia Civil do Paraná, que completou 28 anos em funcionamento (077.00306.2023).
O vereador ressaltou a efetividade do Sicride na resolução de casos. “O fato de conseguirem resolver 100% dos casos demonstra um trabalho altamente comprometido realizado no Paraná, transmitindo segurança à população nas denúncias”, afirmou Leprevost.
Na mesma manhã, Herivelto Oliveira debateu requerimento de votos de congratulações e aplausos, de sua iniciativa, ao Centro Universitário UniOpet, pela comemoração dos 50 anos de atividades (077.00311.2023). O parlamentar explicou que “a Opet surgiu com cursos livres e profissionalizantes de curta duração, voltados para as necessidades do mercado. O primeiro deles formava profissionais de datilografia”.
As sessões começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar os temas abordados na Tribuna Livre em 2023.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Alex Gruba
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba