Audiências vão debater Oficina de Música e RIT na Educação

por Assessoria Comunicação publicado 23/02/2017 09h55, última modificação 14/10/2021 09h44

Foi decidido nesta quarta-feira (22), pelos membros da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, que as primeiras atividades do colegiado em 2017 serão duas audiências públicas. Por sugestão do presidente, Professor Euler (PSD), uma debaterá a realização da Oficina de Música de Curitiba. “Há um entendimento, entre alguns músicos, que o melhor seria manter o evento em janeiro, sem realizá-lo em outra data”, justificou. 

“Vamos convidar a Fundação Cultural de Curitiba e os músicos para debater uma solução”, disse Euler, lembrando a existência da lei municipal 14.180/2012, que determina a realização anual da Oficina de Música, “preferencialmente em janeiro”. A sugestão da audiência pública foi acatada pelos vereadores Professor Silberto (PMDB), Geovane Fernandes (PTB), Marcos Vieira (PDT) e Mestre Pop (PSC). 

A segunda audiência é consequência de um pedido do vereador Professor Silberto, reforçado por Geovane Fernandes e Marcos Vieira, que solicitou o envolvimento da Comissão de Educação nas novas diretrizes administrativas da rede municipal de Educação. “Tenho recebido muitas demandas a respeito do assunto e estava buscando uma reunião com a secretária”, acrescentou Fernandes. 

A mudança na pactuação do Regime Integral de Trabalho (RIT), citada nesta conversa, já tinha motivado debate em plenário durante a semana (leia mais). Hoje há um acordo que as direções das escolas terão autonomia para indicar 50% das vagas de RIT e os outros 50% serão escolhidos com as chefias de núcleo. O RIT permite que um servidor estenda sua jornada para suprir ausência de outros profissionais, em troca de uma gratificação proporcional.

Também ficou decidido que a Comissão de Educação irá elaborar um projeto de lei tornando obrigatória a instalação de travessias elevadas próximas a equipamentos públicos, como escolas e creches. Os vereadores começaram a discutir ações que reforcem a educação ambiental e de segurança no trânsito dentro das escolas. O regulamento interno foi aprovado nos termos da reunião anterior, com reuniões quinzenais, às quartas-feiras pela manhã (leia mais).