Audiências públicas debatem crise hídrica e segurança pública em Curitiba

por José Lázaro Jr. — publicado 19/03/2021 17h10, última modificação 19/03/2021 17h10
Na quinta (25), às 14h, a Comissão de Meio Ambiente discute a crise hídrica. Na sexta (16), às 14h, o mandato de Renato Freitas debate segurança pública com a população.
Audiências públicas debatem crise hídrica e segurança pública em Curitiba

As audiências públicas serão realizadas por videoconferência, com participação pelas redes sociais. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, nos dias 25 e 26 de março, duas audiências públicas. Na quinta-feira (25), às 14h, a Comissão de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Assuntos Metropolitanos discute a crise hídrica que afeta a cidade desde o ano passado, quando os reservatórios de água atingiram níveis baixíssimos e a região da capital, segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), enfrentou seca extrema (407.00003.2021). A CMC, inclusive, produziu uma série de reportagens especiais sobre o tema (confira aqui).

Presidida pela vereadora Maria Leticia (PV), a Comissão de Meio Ambiente convidou representantes da sociedade civil, da Prefeitura de Curitiba e da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná) para a discussão, que será realizada por videoconferência, com transmissão pelas redes sociais da CMC (Facebook, Twitter e YouTube). Recentemente, o colegiado tratou do tema, numa reunião ordinária, com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens, quando surgiu a ideia de realizar a audiência (leia mais).

Segurança pública
Na sexta-feira (26), às 14h, por iniciativa do mandato do vereador Renato Freitas (PT), a Câmara Municipal de Curitiba debaterá a configuração do sistema de Justiça e de segurança pública na capital do Paraná (407.00001.2021). Em razão da prorrogação da bandeira vermelha, a atividade será realizada por videoconferência e as pessoas interessadas poderão interagir com os debatedores por meio das redes sociais da CMC (Facebook, Twitter e YouTube).

“Partindo do pressuposto de que a segurança pública é uma atividade de competência do Estado e da comunidade, propomos um espaço de debates acerca da temática de modo a compreender os impactos e atuações do sistema de justiça, sociedade civil organizada e pesquisadores sobre segurança pública”, explica Renato Freitas. Para serem realizadas, as audiências públicas são registradas no Sistema de Proposições Legislativas e levadas ao plenário, para conhecimento de todos os vereadores.