Audiência pública vai discutir plano diretor
A comunidade terá a chance de participar, nesta quinta-feira (18), de audiência pública sobre o projeto de lei que dispõe sobre a adequação do plano diretor de Curitiba ao Estatuto da Cidade. O documento indica as diretrizes gerais e regras básicas para que o município tenha assegurado seu desenvolvimento sustentável, envolvendo o direito à terra urbana, moradia, saneamento e qualidade ambiental, mobilidade e transporte, serviços públicos, trabalho e lazer. A sessão, convocada pelo presidente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas, vereador Jorge Bernardi (PDT), tem início marcado para as 14h30, no Auditório do Anexo II do Legislativo.
Conforme projeto encaminhado à Câmara de Curitiba pelo prefeito Cassio Taniguchi, o Estatuto da Cidade apresenta vários instrumentos urbanísticos, tributários, jurídicos e políticos para que os municípios promovam política urbana mais adequada. O plano diretor de Curitiba é de 1966 e usa grande parte dos instrumentos indicados no Estatuto da Cidade já há quatro anos por meio de leis isoladas aprovadas junto com a revisão da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo. E, de acordo com as determinações da legislação federal, é necessário incorporar alguns deles ao plano diretor.
Com a audiência pública, mais um canal é aberto para a participação popular nos rumos da cidade. O curitibano pode fazer sugestões para adaptação da legislação municipal ao Estatuto da Cidade. Para a sessão de quinta-feira está convidado o presidente do Ippuc Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, Luiz Hayakawa.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba