Audiência pública vai debater mobilidade por bicicleta

por Assessoria Comunicação publicado 16/08/2005 16h00, última modificação 31/05/2021 09h16
Acontece nessa quinta-feira (18), no auditório do anexo II da Câmara de Curitiba, a audiência pública “Mobilidade urbana, mobilidade por bicicleta”, proposta pela vereadora Roseli Isidoro (PT). Segundo a parlamentar, o evento tem duas finalidades: colocar em debate o projeto de lei sobre o plano municipal de mobilidade urbana e mobilidade por bicicleta e incentivar a bicicleta como meio de locomoção. “Com essa iniciativa queremos despertar a população para a liberdade individual e de movimentos que a bicicleta representa, chamando a atenção para a bicicleta como meio de transporte, que contribui para a qualidade do ambiente, não emite poluição atmosférica e nem ruído”, afirma.
Presenças
A audiência vai contar com apresentações de vídeos sobre o assunto, além de palestras de José Carlos Belotto, coordenador do Programa Institucional de Qualidade de Vida, da Universidade Federal do Paraná (UFPR); Ulrich Jager, consultor ambiental que apresentará pesquisa de fluxo de tráfego; Ricardo Hartmann, do Núcleo de Psicologia do Trânsito; André Luciano Malheiros, engenheiro civil do Simepar especialista em qualidade do ar; Carlos Zanchi, do Detran, e Clodualdo Pinheiro Júnior, diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Projeto
O projeto de lei de autoria da vereadora Roseli Isidoro (PT) que incentiva o uso de bicicletas objetiva a construção de ciclovias, integrando-as à rede de transporte público e readaptando o espaço nos estacionamentos das canaletas dos biarticulados para ciclovias. A idéia, segundo Roseli, visa, ainda, estimular a adoção de princípios de mobilidade que possibilitem melhor distribuição das atividades no município e reduzir o deslocamento motorizado permanente.