Audiência pública nesta quarta debate retomada dos eventos em Curitiba

por José Lázaro Jr. — publicado 13/10/2020 17h21, última modificação 13/10/2020 17h21
Empresários do setor pedem flexibilizam da regra que limita eventos a público de 50 pessoas
Audiência pública nesta quarta debate retomada dos eventos em Curitiba

Aplicação da regra de 30% da capacidade é pleiteada por empresários do setor de eventos. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (14), a partir das 14h, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza audiência pública pela internet para discutir a criação de uma política de retorno dos eventos na capital do Paraná. Com transmissão pelas redes sociais da CMC (YouTube, Facebook e Twitter), foram convidados representantes da Prefeitura de Curitiba, em especial da Secretaria Municipal de Saúde, e empresários do ramo, sendo que a líder do movimento SOS Eventos, Gislaine de Souza da Rocha, já confirmou presença (407.00010.2020). A iniciativa é do vereador Ezequias Barros (PMB).

“No entendimento dos empresários do setor, o número [de público autorizado nos eventos, que englobam, festas, casamentos, batizados, etc.] precisa ser aumentado para 30% da capacidade [do lugar que receberá a celebração] pelo menos”, comentou o parlamentar, nesta segunda (13), em plenário, ao convidar os vereadores para participarem do debate. “Há lugares grandes que não faz sentido abrir com essa limitação de 50 pessoas”, completou Barros. No dia, será divulgado durante a transmissão como ocorrerá a participação da população na audiência.

Restrições eleitorais
A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).