Audiência pública na CMC debate acessibilidade em Curitiba
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, nesta terça-feira (29), às 14 horas, audiência pública com o tema “Acessibilidade para todos”, proposta pelo vereador Herivelto Oliveira (Cidadania). Segundo ele, a ideia é “buscar soluções para o problema, proporcionando qualidade de vida e dignidade aos moradores [da cidade], garantindo o direito constitucional de ir e vir”. O evento será realizado no auditório do Anexo II do Legislativo (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).
A acessibilidade, justifica Herivelto Oliveira, é um assunto “de extrema relevância para toda a sociedade, especialmente às pessoas com deficiência e aos idosos” (407.00032.2019). “As dificuldades de se locomover com segurança nas ruas, edifícios públicos e particulares na cidade de Curitiba são inúmeras, desde a obstrução de calçadas, até a falta de sinalização”, acrescenta o parlamentar.
Além de Oliveira, está confirmada na audiência pública a presença do vereador Pier Petruzziello (PTB), líder do prefeito na CMC. Do Executivo municipal, também devem compor a mesa o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e a diretora do Departamento da Pessoa com Deficiência de Curitiba, Denise Moraes. Do Ministério Público do Paraná (MP-PR), confirmou presença a procuradora Rosana Bevervanço.
Também constam na relação de convidados o presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), Junior Ongaro que representa a entidade no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (COMPED); o arquiteto e ativista Ricardo Mesquita; João Pedro Novochadlo, um dos fundadores da Veever, que apresentará aplicativo da startup; cadeirantes e deficientes visuais. O ex-vereador José Gorski apresentará demandas das pessoas idosas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba