Audiência pública na Câmara irá debater aplicativos de transporte
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta segunda-feira (8), a proposta de Bruno Pessuti (PSD) para a realização de audiência pública sobre o decreto municipal 1.302/2017, que regulamenta o transporte privado individual a partir do compartilhamento de veículos. O evento será no dia 29 de abril, no auditório do Anexo II do Legislativo (407.00009.2019). A ideia, de acordo com Pessuti, é discutir de que forma está ocorrendo a regulamentação dos aplicativos de transporte. “É uma oportunidade que a cidade tem para debater a legalidade e a fiscalização do transporte por meio de aplicativos, para que todos que se utilizam dessa modalidade possam ser transportados em segurança”.
Pessuti explicou que a audiência é um pedido dos motoristas e da própria sociedade. “É necessário também debater a segurança dos motoristas de aplicativos e de táxis”, frisou o vereador. Professora Josete (PT) parabenizou Pessuti e disse que quando um vereador apresenta um tema como esse para debate, é porque ele está cumprindo com sua tarefa. “Esse decreto não foi discutido de forma ampla. Devemos ouvir a sociedade como um todo, ouvir os segmentos envolvidos”, disse ela. Para a vereadora é necessário ouvir os cidadãos, pois eles podem contribuir com sugestões que passaram desapercebidas pelos técnicos das secretarias. Josete citou como exemplo, o fato de que quando a Linha Verde estava sendo construída, os populares sugeriram a construção de trincheiras, o que não foi seguido e, posteriormente, se mostrou necessário.
O plenário também aprovou uma sugestão de Pessuti para que a prefeitura contrate engenheiros de alimentos (203.00065.2019). No edital do atual concurso promovido pela Prefeitura Municipal as atividades desse tipo de engenheiro estão sendo atribuídas a engenheiros químicos. “Engenheiros químicos também podem realizar estas tarefas, mas é essencial que os alimentos servidos às crianças sejam monitorados por engenheiros de alimentos”.
Outras sugestões
Edson do Parolin (PSDB) encaminhou a sugestão de que a prefeitura disponha de intérpretes de Libras nos órgãos da administração municipal que prestem atendimento ao público (203.00066.2019). Para o vereador, é necessário que “os locais de atendimento ao público nos órgãos municipais disponibilizem intérprete de Libras para promover atendimento adequado e fornecer as informações necessárias ao exercício de sua cidadania”.
Dr. Wolmir (PSC) propôs ainda duas denominações: ele pede a denominação de Pastor Avelino Ferreira ao jardinete localizado entre as ruas Frederico Galvão e Amazonas de Souza Azevedo (203.00067.2019). Ele também propõe que seja batizada de Igreja Batista do Bacacheri, a estação tubo que será implantada na Linha Verde Norte (203.00068.2019).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba