Audiência pública na Câmara busca defender a Petrobras
A Câmara Municipal de Curitiba vai realizar uma audiência pública com o tema “Defender a Petrobras é defender o Brasil”, nesta quinta-feira (10), às 14 horas, no auditório do Anexo II. A iniciativa é da vereadora Professora Josete (PT): “Diante das constantes denúncias de corrupção envolvendo o sistema Petrobras, cabe à sociedade, somando-se ao movimento de resistência dos trabalhadores e trabalhadoras do setor petroquímico, discutir o tema com seriedade”.
A proposta é lançar uma Frente Parlamentar Municipal em Defesa da Petrobras, algo semelhante à criada pela Assembleia Legislativa do Paraná em julho deste ano. “Pela importância e implicação da temática com repercussão na vida dos paranaenses, incluindo curitibanas e curitibanos, também pelos postos de trabalhos vinculados na operação das unidades Petrosix-Usina do Xisto e da Fábrica de Fertilizantes Fafen-PR, as quais são de grande importância no desenvolvimento regional”, justifica Josete.
A proposta de realização da audiência pública (407.00010.2015) foi aprovada em plenário na semana passada. Mas, ao contrário do que ocorre com frequência, alguns vereadores foram contrários – 25 votos favoráveis, cinco contrários e uma abstenção (leia mais).
No dia da votação, Josete defendeu que “a Câmara não pode deixar de discutir temas importantes para a sociedade apenas porque algum vereador não quer. Esta não pode ser uma discussão de paixões. Não está em debate a defesa do PT, ou do governo Dilma, mas sim a importância estratégica da Petrobras”, reforçou. Ela lembrou que encontros similares já foram promovidos em outras cidades, a pedido dos sindicatos de trabalhadores do setor petroquímico.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba