Audiência pública leva informações sobre a Copa para a população

por Assessoria Comunicação publicado 27/04/2011 13h00, última modificação 09/08/2021 09h20
A Câmara Municipal e a prefeitura de Curitiba reuniram, na noite desta terça-feira (26), 125 pessoas na primeira audiência pública sobre a preparação da cidade para a Copa do Mundo de 2014, realizada na administração regional do Pinheirinho. A população presente fez perguntas aos parlamentares e representantes da prefeitura e governo estadual, inquirindo sobre o legado que ficará para a capital do Paraná, dívidas decorrentes dos financiamentos assumidos para a execução das obras, o planejamento das ações de mobilidade urbana para a região, a previsão de jogos para Curitiba e o andamento das obras no estádio de futebol do Clube Atlético Paranaense.
Os vereadores da comissão da Copa, o secretário municipal, Luiz de Carvalho, o secretário de Estado, Mario Celso Cunha, e as engenheiras do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Suzana Costa e Zelinda Rosário, apresentaram os dados disponíveis sobre a preparação da cidade para o evento esportivo internacional, incluindo o cronograma de execução das obras, e responderam aos questionamentos. “Estamos todos curiosos para saber o que acontecerá nos próximos anos, pois a Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos do planeta. O ganho é imenso, pois só o retorno em propaganda espontânea internacional é maior que o orçamento de Curitiba”, relatou Luiz de Carvalho. “Com certeza o Brasil será um país melhor depois da Copa de 2014, pois as obras e investimentos são concretos. Nós, vereadores de Curitiba, temos acompanhado o processo desde o início, junto com os outros órgãos fiscalizadores. A audiência pública é para aproximar a população deste debate e receber sugestões, pois queremos que a nossa capital seja uma das melhores cidades-sede do mundial”, afirmou o vereador Pedro Paulo (PT), presidente da comissão.
“O projeto de Curitiba para o estádio é o mais econômico do Brasil e os financiamentos assumidos junto ao governo federal, com a Caixa Econômica, estão dentro da capacidade de endividamento do município. A nossa cidade é uma forte candidata para sediar jogos da Copa das Confederações, em 2013, sendo que para isso precisamos ter o estádio concluído e capacidade hoteleira instalada”, informou Suzana Costa, do Ippuc. Mario Celso Cunha afirmou que o governo estadual está preocupado com a execução da obra na Arena da Baixada, pois os valores iniciais teriam oscilado desde a assinatura do convênio. “A dificuldade existe, mas estamos procurando soluções para o impasse. Todos os detalhes serão divulgados no site www.copa2014.pr.gov.br, pois não vamos esconder nada da população”, afirmou o secretário de Estado da Copa. Entre o clube, a prefeitura e o governo do estado há um convênio assinado, em que cada um assumiu responsabilidades financeiras para o sucesso do projeto, orçado inicialmente em R$ 135 milhões.
Os vereadores informaram que a diretoria do Clube Atlético Paranaense foi convidada a participar da sessão plenária do próximo dia 4 de maio, uma vez que não compareceu na reunião agendada pela Comissão da Copa. Participaram também da audiência pública os vereadores Juliano Borghetti (PP), relator, Valdemir Soares (PRB), Aladim Luciano (PV), Julião Sobota (PSC), Roberto Hinça (PDT), Serginho do Posto (PSDB), Zezinho do Sabará (PSB) e Renata Bueno (PPS). Integram a comissão os parlamentares Jorge Yamawaki (PSDB), Julieta Reis (DEM), Paulo Frote (PSDB)e Jair Cézar (PSDB). O administrador da regional do Pinheirinho, Fernando Janz, foi elogiado pela boa participação da população na audiência pública, que lotou o auditório da Rua da Cidadania.