Audiência pública discute tarifa do transporte coletivo
O plenário da Câmara de Curitiba sedia, na próxima quarta-feira (20), às 14h, a primeira de três audiências públicas sobre a mobilidade urbana na capital, promovidas pelo vereador Jorge Bernardi (PDT) e o Fórum Social de Mobilidade Urbana. O encontro vai abordar critérios para a definição da tarifa do transporte coletivo, o papel do Conselho Municipal de Transporte, a gestão pública e os mecanismos de transparência, participação e controle social.
O presidente da Urbs, Roberto Gregório, está entre os convidados do debate. Além dele, devem participar representantes do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), da Associação Municipal da Região Metropolitana de Curitiba (Assomec), do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), do Sindicato dos Trabalhadores em Urbanização do Paraná (SindiUrbano), do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano e Metropolitano de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) e da União Paranaense dos Estudantes Secundaristas (UPES).
“A sociedade civil, assim como o Poder Público, não pode se omitir da busca de soluções para facilitar o deslocamento das pessoas e cargas, o que está entre os grandes problemas das cidades de maior porte”, justifica Bernardi. O vereador representa a Casa na Comissão de Análise da Tarifa do Sistema de Transporte Coletivo de Passageiros de Curitiba.
Plano de Mobilidade
As outras duas audiências públicas para o debate da mobilidade urbana estão previstas para os dias 3 e 17 de abril, às 14h, na Câmara de Curitiba. Os eventos vão tratar, respectivamente, do projeto do Metrô Curitibano e da elaboração de um plano de mobilidade para a capital e sua região metropolitana. Diversas autoridades serão convidadas.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba