Audiência pública debate trabalho da Guarda Municipal na pandemia

por Fernanda Foggiato — publicado 11/05/2021 14h05, última modificação 07/06/2021 12h26
O plenário também aprovou requerimento para a realização de audiência pública sobre a doença celíaca.
Audiência pública debate trabalho da Guarda Municipal na pandemia

Debate sobre a Guarda Municipal, a partir das 16 horas do dia 26 de maio, terá transmissão em tempo real. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) acatou, na sessão plenária desta terça-feira (11), a realização de audiência pública sobre o trabalho da Guarda Municipal durante a pandemia da Covid-19. Proposto por Professor Euler (PSD), o debate será no dia 26 de maio, a partir das 16 horas (407.00017.2021). A atividade terá transmissão, em tempo real, pelos canais do Legislativo no YouTube, no Facebook e no Twitter. 

Os guardas municipais constituem uma categoria que não parou de trabalhar um só momento durante a pandemia. Ao contrário, o anuário de atividades da Guarda Municipal mostra que os trabalhos realizados foram muito intensos e importantes na defesa de toda a sociedade”, destacou Professor Euler. Segundo ele, a ideia é prestar contas de um trabalho que é “uma referência para Guardas Municipais de todo o país”. 

Participarão da audiência pública vereadores, representantes da categoria, do Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba (Sigmuc) e da Federação Nacional de Sindicatos de Guardas Municipais (Fenaguardas). Também serão convidados o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Coronel Péricles de Matos, e o diretor da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior. 

Além de Professor Euler, as vereadoras Flávia Francischini (PSL) e Professora Josete (PT) lamentaram o óbito do guarda municipal Emerson Castro, de 39 anos, por complicações da Covid-19. O servidor, que faleceu nessa segunda-feira (10), era atleta e ministrava aulas de karatê em projeto social.

 Doença celíaca

A CMC promove, no dia 11 de junho, a partir das 14 horas, audiência pública sobre a doença celíaca. Proposta pelo vereador Herivelto Oliveira (Cidadania), a realização do debate também foi aprovada em plenário durante a sessão desta terça (407.00016.2021). O médico Paulo Roberto Costa Claro discorrerá sobre as dificuldades de diagnóstico, alimentação e tratamento para a doença. 

Reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte, a doença celíaca possui origem genética. Pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até deficit de crescimento em crianças. A audiência pública também será transmitida pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter.