Audiência pública debate "Segurança pública e o direito à cidade"
O assassinato do estudante Jorge Faria, do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), morto no final de maio no bairro São Francisco, motivou a audiência pública que a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) fará nesta segunda-feira (6), a partir das 14 horas. A pedido de moradores da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU) - onde o jovem também residia -, vereadores, universitários e a população discutirão o tema “Segurança pública e o direito à cidade”. Promovida pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo, a atividade será no auditório do Anexo II (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).
A discussão foi sugerida por Marcos Vieira (PDT), integrante do colegiado, durante reunião realizada no final de junho. Além da segurança no entorno da Casa do Estudante Universitário e no Centro Histórico da cidade, a audiência pública pretende ampliar o debate. Também devem ser abordados temas como a segurança nas imediações das instituições de ensino e no transporte coletivo; a iluminação pública; e a promoção de rondas ostensivas.
Foram convidados para o evento o presidente da CEU, Cleverton Quadros, e representantes de outras entidades em que residem estudantes, como a Casa do Estudante Luterano Universitário (CELU), a Casa da Estudante Universitária de Curitiba (CEUC), a Casa do Estudante Nipo-brasileira de Curitiba e o Lar da Acadêmica de Curitiba (LAC).
Também foram chamados os secretários municipais da Defesa Social e do Governo, Guilherme Rangel e Luiz Fernando Jamur; o secretário estadual de Segurança Pública, Júlio César dos Reis; e a comandante-geral da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha. Fecham a relação reitores de instituições de ensino superior; a Associação de Moradores, Proprietários, Comerciantes e Amigos da Praça Santos Andrade e Passeio Público (AMASS); os conselhos estadual e municipal da Juventude; e a União Paranaense dos Estudantes e dos Estudantes Secundaristas (UPE e UPEs, respectivamente).
Presidida pelo vereador Professor Euler (PSD), a Comissão de Educação, Cultura e Turismo da CMC também reúne Geovane Fernnades (PTB), vice-presidente, Dr. Wolmir Aguiar (PSC), Marcos Vieira e Maria Manfron (PP).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba