Audiência pública debate o risco de colisões de aves em vidros
A Câmara Municipal de Curitiba promove uma audiência pública nesta quinta-feira, das 14h às 16h, para debater um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) sobre como evitar colisões de aves em vidros, como por meio da colocação de adesivos. De iniciativa da vereadora Kátia Dittrich (SD), a atividade será realizada no auditório do anexo II, com entrada pela avenida Visconde de Guarapuava.
A pesquisa será apresentada pelo professor Fabiano Montiani-Ferreira, do Departamento de Medicina Veterinária da UFPR. Também foram convidados Pedro Scherer, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), e representantes das associações de empresas de adesivos e vidros.
O requerimento (407.00007.2017) para a realização da audiência pública foi aprovado em plenário na sessão de 18 de abril. “Os choques contra vidros, casas, muros e veículos são muito mais comum do que imaginamos. Acredita-se que milhões de aves sejam mortas anualmente por colisões”, justifica Kátia. “A pesquisa pretende indicar a aplicação de adesivos em vidros, além de ensinar proprietários de que forma fazer e aplicá-la”, complementou.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba