Audiência pública debate manejo e destinação do lixo orgânico
A Câmara Municipal de Curitiba promove, na próxima sexta-feira (25), às 14 horas, no plenário do Anexo II do Legislativo, uma audiência pública sobre o manejo e destinação do lixo orgânico. De iniciativa da líder do PSC, Carla Pimentel, o evento tem o objetivo de debater quais são as políticas públicas desenvolvidas nesta área e, ainda, criar uma rede de mobilizadores comprometida com o recolhimento e processamento dos resíduos.
“Queremos repensar uma nova forma de cuidar do lixo da nossa cidade, já que o aterro sanitário está sobrecarregado. A ideia é provocar uma mudança socioambiental – envolvendo poder público, comunidade e grandes produtores de lixo orgânico – e repensar a estratégia de reaproveitamento da matéria orgânica (frutas, legumes, verduras) no sentido de diminuir a produção de lixo, e consequentemente, as demandas do aterro”, explica a vereadora.
Neste sentido, a audiência também tem como foco de debate a agricultura urbana, que surge como um estímulo a compostagem e ao cultivo de hortaliças. Essas experiências serão apresentadas ao público por entidades de Curitiba e Florianópolis (SC).
Também foram convidados para o evento os secretários municipais do Meio Ambiente, Renato Eugenio de Lima, e do Abastecimento, Aldo Fernando Klein Nunes; além de representantes do Consórcio Metropolitano do Lixo, da Universidade Livre do Meio Ambiente (Unilivre), de instituições de ensino, hospitais, shoppings, hotéis, supermercados e restaurantes.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba