Audiência pública debate desafios da atividade dos artesãos de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 16/04/2021 12h08, última modificação 16/04/2021 12h08
Evento será realizado no dia 19 de abril, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.
Audiência pública debate desafios da atividade dos artesãos de Curitiba

O tema da audiência pública é “A história de Curitiba pelas mãos de seus Artesãos e Artesãs: Desafios e Soluções”. (Foto: Luiz Costa/SMCS)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove, na próxima segunda-feira (19), uma audiência pública com o tema “A história de Curitiba pelas mãos de seus Artesãos e Artesãs: Desafios e Soluções”. O evento será coordenado pelo gabinete do vereador Marcos Vieira (PDT), cujo requerimento de realização da atividade foi aprovado pelo plenário na última segunda-feira (12). O debate será transmitido a partir das 14 horas, pelas redes sociais do Legislativo.

O objetivo da audiência pública é estabelecer “diálogo com o poder público e com a sociedade curitibana, tendo por foco, elevar o artesanato e os artesãos da cidade ao mais alto grau de reconhecimento, visto a inegável história do povo que perpassa pelas mãos destes trabalhadores, que são artistas e geradores de emprego e renda”. Ainda segundo o vereador, é “urgente” debater Feira do Largo da Ordem como Patrimônio Imaterial da cidade.

Para o debate, foram convidados a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e do Conselho Municipal de Cultura, Ana Cristina de Castro; a presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra Korman; o diretor presidente do SEBRAE/PR, Vitor Roberto Tioqueta; e o presidente de Políticas Culturais de Piraquara, Angelo Stroparo.

“É preciso reconhecer que os artesãos são artistas e que devem ser acolhidos como essenciais para a cultura da cidade. É preciso iniciar um momento de reconhecimento de que o artesanato de Curitiba é negócio e não somente um modo de sustento familiar. Mas também é importante discutir a atual situação dos artesãos face a pandemia”, complementa a justificativa do requerimento (407.00007.2021).

A audiência pública será realizada na segunda, dia 19, às 14 h, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais dos Legislativo nas redes sociais: YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para saber quais foram os temas debatidos em audiências públicas da CMC em 2021.