Audiência pública debate concursos para projetos arquitetônicos
A Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e Tecnologias da Informação da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) terá audiência pública para discutir a contratação de projetos arquitetônicos e urbanísticos para a cidade por meio de concursos. O evento será realizado nesta quarta-feira (8), a partir das 14 horas, no auditório do Anexo II do Legislativo (entrada pela avenida Visconde de Guarapuava, esquina com a rua Lourenço Pinto).
A demanda foi apresentada ao colegiado em reunião realizada em abril passado, pelos arquitetos Fábio Henrique Faria, Fábio Domingos Batista e Alexandre Ruiz Rosa, que representam diferentes entidades da categoria. Para eles, a realização de obras públicas baseadas em projetos contratados a partir de concursos, e não via licitações, é uma tendência mundial e já praticada em outros estados brasileiros, que possibilita a análise da qualidade da proposta.
“Os concursos possibilitam que profissionais de arquitetura e urbanismo e também que equipes multidisciplinares desenvolvam diversas soluções para um mesmo problema, possibilitando a contratação do melhor projeto para o poder público e a sociedade”, afirma documento apresentado pelos arquitetos à Comissão de Urbanismo.
Foram convidados para a audiência pública o secretário municipal do Urbanismo, Júlio Mazza de Souza; o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), Gilson Paranhos; o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil Departamento Paraná (IAB/PR), Luis Reis; o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, Ronaldo Duschenes; a supervisora de Planejamento do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Rosane Aparecida Valduga; e a diretora-geral da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, Thais Saboia Martins.
Presidida por Helio Wirbiski (PPS), a Comissão de Urbanismo da CMC também reúne os vereadores Bruno Pessuti (PSD), Goura (PDT), Maria Manfron (PP) e Mauro Bobato (Pode), vice-presidente.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba