Audiência do transporte é relatada em plenário

por Assessoria Comunicação publicado 11/05/2009 20h00, última modificação 24/06/2021 07h26
Nomeado pela Câmara, o vereador Jair Cézar (PSDB) representou a Casa na audiência pública sobre transporte coletivo, realizada na Assembleia Legislativa na última semana. Na tribuna, o parlamentar prestou contas e relatou sobre o encontro, que teve como objetivo avaliar o transporte coletivo de Curitiba e da região metropolitana.
“Diante da importância do tema, sugeri a criação de uma Comissão Mista Permanente, formada, entre outros, por representantes de todas as Câmaras dos municípios da região metropolitana”, afirmou Jair Cézar, que vem acompanhando o sistema e defende políticas públicas que possibilitem avanços. Na opinião do parlamentar, para isso “é fundamental que haja um entendimento entre a Comec e Urbs”, avaliou.
Linha Verde
Na sequência, Jair Cézar destacou a inauguração da primeira linha de ônibus da Linha Verde, realizada na manhã do último sábado (9), no terminal do Pinheirinho. Conforme o parlamentar, que acompanhou o prefeito Beto Richa no evento, a nova linha traz desenvolvimento econômico e social não só para a região, mas para toda cidade. “Mais um passo importante para a história do transporte coletivo foi dado”, disse, informando que a linha roda pela avenida da Linha Verde até o centro da cidade, atendendo inicialmente 32 mil pessoas, aliviando a demanda sobre o Eixo Sul que hoje atende cerca de 260 milpassageiros por dia.
Metropolitana
Compartilhando da opinião de Jair Cézar a respeito da necessidade de um entendimento entre Comec e Urbs para realização de maiores avanços para o sistema de transporte coletivo, o vereador Algaci Túlio (PMDB) ocupou a tribuna da Casa para apontar avanços e problemas no transporte coletivo de Curitiba e região metropolitana.
Entre eles, destacou a implantação da trincheira no cruzamento das avenidas das Torres e Rui Barbosa, em São José dos Pinhais. Conforme o parlamentar, as obras, iniciadas na manhã desta segunda-feira (11), são realizadas através de parceria entre a prefeitura da cidade e o governo do Estado. “Irá melhorar o fluxo de trânsito da região, assim como facilitará o acesso aos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.”
Em contrapartida, falou sobre o atraso para utilização do terminal de ônibus de Roça Grande, em Colombo, região metropolitana de Curitiba, que custou R$ 1,5 milhão aos cofres públicos e está pronto há mais de um ano. “O local está abandonado e apresenta pichações e depredação”, disse o parlamentar, que, assim como Jair Cézar, pede uma solução para o impasse.
Para debater este tipo de questão, o vereador defende a criação de um parlamento metropolitano.