Atuação do Sicride é destacada na Câmara
Neste ano, dos 74 casos de desaparecimento de crianças no Paraná, até agora todos foram solucionados. Segundo o vereador Mario Celso, o resultado é fruto do trabalho do Sicride Serviço de Investigação de Crianças Desaparecidas, que foi criado em 1995 e hoje é um exemplo para o País.
Destaca o parlamentar que, desde que a instituição foi implantada, 729 crianças desapareceram e apenas sete casos continuam pendentes em todo período, lembrando também a importância da criação do Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida, criado pela deputada e ex-vereadora Arlete Caramês.
O vereador apresentou, na Câmara Municipal, um voto de louvor ao Sicride, que é referência nacional. A especialização dos policiais, treinados para lidar com crianças, a existência de um serviço psicológico diferenciado e a adoção de algumas tecnologias de ponta, como programas de computador que possibilitam envelhecer fotografias são fatores que tornam o Serviço motivo de orgulho para todos nós, acrescentou.
Mario Celso disse que, ao contrário de outras capitais, Curitiba tem hoje posição destacada em relação ao desaparecimento de crianças, graças ainda à existência de leis que protegem as crianças. Com absoluta certeza, os pais curitibanos têm mais segurança em relação a seus filhos do que nas demais capitais brasileiras, conclui.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba