Ator do Grupo Lanteri recebe Cidadania Honorária

por Assessoria Comunicação publicado 04/12/2013 09h25, última modificação 21/09/2021 09h11

A Câmara promoveu uma sessão solene na noite desta terça (3) com o objetivo de conferir o título de Cidadão Honorário de Curitiba a Aparecido Izabel Massi, ator que por mais de 30 anos interpretou o papel de “Jesus Cristo” na encenação anual da Paixão de Cristo promovida pelo Grupo Lanteri. A iniciativa da homenagem partiu do vereador Chico do Uberaba (PMN) e a cerimônia foi presidida pelo vereador Paulo Salamuni (PV). A mesa também contou com a presença dos vereadores Tico Kuzma (PROS) e Toninho da Farmácia (PP), além de Márcia Fruet, presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Padre Aleixo de Souza, da Catedral de São José dos Pinhais, e do ex-vereador Paulo Frote.

“A encenação da Paixão de Cristo pelo Grupo Lanteri já é um evento consolidado no cenário cultural de Curitiba e mais do que imprescindível em razão da sua qualidade e da importância de que se revestiu junto à população”, afirmou Salamuni, ao abrir a cerimônia destacando a importante contribuição prestada pelo ator e diretor Aparecido Massi para a cultura de Curitiba. “Aparecido Izabel Massi é natural de Ibiporã e veio para Curitiba em fevereiro de 1978. Naquele mesmo ano fundou o Grupo Lanteri, que passou a encenar a Paixão de Cristo na Vila São Paulo, na periferia da cidade”, completou Chico do Uberaba.

O vereador destacou que, durante 32 anos, o homenageado esteve no papel principal da peça que teve encenações no Largo da Ordem e no Centro Cívico, “com significativa resposta de público”, relembrou Chico do Uberaba.  O parlamentar ressaltou que, em 1991, o reconhecimento ao trabalho do grupo resultou num convite para atuar na inauguração da Pedreira Paulo Leminski. “Em todos esses anos, mais de 50.000 pessoas das mais diversas religiões integraram o Grupo Lanteri e Massi coordenou toda essa estrutura de forma desinteressada. Hoje recebe o devido reconhecimento por esta atividade de caráter legitimamente popular”, declarou Uberaba.   

“Formado em artes cênicas, o homenageado também estudou Filosofia na faculdade dos padres Salesianos em Lorena (SP) e Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Trabalhou como servidor público da Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel), além de promover palestras motivacionais em empresas”, destacou o vereador. Uberaba concluiu sua fala declarando que, em companhia do vereador Tico Kuzma, apresentou uma emenda orçamentária destinando R$ 50 mil para a encenação de “Vida Paixão e Morte de Jesus Cristo”

Aparecido Izabel Massi ocupou a tribuna para agradecer a homenagem. “As pessoas me questionam se não canso de fazer a mesma encenação todos os anos Eu respondo: não, porque nunca sei qual vai ser o resultado final e isso me estimula, me desafia. Essa é a contínua viagem da vida que produz a oportunidade de renovação” declarou o ator. “Não foram poucas as dificuldades e desacertos, mas tudo indica que estávamos no caminho correto. A aceitação popular demonstra isso e também representa a materialização de um sonho”, concluiu.   

Michele Francisca Prado, filha do homenageado e Julio Miranda do Rosário também fizeram suas saudações.