Atletas do punhobol recebem cumprimento dos vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 06/12/2010 20h05, última modificação 01/07/2021 11h11
A Câmara de Curitiba homenageou na tarde desta segunda-feira (6), durante sessão plenária, atletas do Clube Duque de Caxias que se destacaram nos Campeonatos Mundial, Brasileiro e Sul-Americano de Punhobol, realizados no Chile, Brasil e Argentina, respectivamente. De acordo com o vereador Juliano Borghetti (PP), autor da iniciativa, o campeonato brasileiro foi realizado nos dias 27 e 28 de novembro no Clube de Caxias. “A capital paranaense teve o privilégio de sediar o evento”, disse o parlamentar, acrescentando que já praticou o esporte durante anos.
Borghetti contou que, para a realização do evento, trabalhou junto à Secretaria de Esporte e Lazer, para aquisição de uniformes, materiais esportivos e implantação de arquibancadas. “A prática de esporte é uma forma divertida de exercitar o corpo e a mente, ajuda a prevenir doenças, além de incentivar a inclusão social, aproximando culturas e pessoas”, justificou.
Punhobol
O vereador esclareceu que o punhobol é um esporte de equipes com cinco atletas, jogado essencialmente com o punho fechado. A cancha é um retângulo com 50 metros de comprimento por 20 de largura, divida ao meio por uma rede com, no máximo, 5 cm e colocada na altura exata de 2 metros. José Roberto Vinharski, presidente da Federação Paranaense de Punhobol, agradeceu a homenagem na tribuna da Casa, ressaltando que o punhobol foi introduzido no Brasil pelos imigrantes alemães, no começo deste século. Em Curitiba, o esporte surgiu em 1926, no Deutsch-Brasilianischer Turnverein, hoje clube Duque de Caxias. Em 1972, a modalidade foi oficializada sob o regime da Federação Desportiva Paranaense. Em seguida, foi criado o conselho técnico, que recebeu a incumbência de supervisionar todas as atividades do punhobol paranaense. Em 1982, foi fundada e oficializada a Federação Paranaense de Punhobol.
De acordo com Vinharski, o Paraná conta com cerca de 400 atletas desde categorias base até o avançado. Ele enfatizou que o punhobol é praticado em 44 Países. No Brasil é jogado principalmente nos estados do Sul. “Um dos esportes que mais soma títulos para o Brasil”, ressaltou.
Atletas
Os campeões do Brasileiro 2010, da categoria adulto, Alessandro Luiz Nhemies, Alexandre Passos Machado, Fabian Fialla, Gabriel Bonnevialle Braga Araújo, Sergio Muller e Ubirajara Teixeira de Noronha e as campeãs Ângela Cristina Silva de Melo, Marilia Silvia Malvezzi Karwowski e Evelise Kowalczyk dos Santos receberam os cumprimentos dos vereadores durante a sessão desta segunda-feira, na Câmara de Curitiba, além do técnico Diogo Rafael Garcia Comin e José Roberto Vinharski, presidente da Federação Paranaense de Punhobol.