Homenageado maratonista que percorreu 500 km com enteado em cadeira especial

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 27/04/2022 17h08, última modificação 27/04/2022 17h08
Indicado por Pier Petruzziello, Sérgio de Paula ficou conhecido por participar das corridas levando a cadeira especial de Lucas Ferreira, que tem microcefalia.
Homenageado maratonista que percorreu 500 km com enteado em cadeira especial

Os votos de louvor aos maratonistas foram aprovados por unanimidade. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão plenária desta quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) homenageou o comerciante e maratonista Sérgio Luiz de Paula e seu enteado, Lucas Ferreira, que tem microcefalia, com votos de congratulações e aplausos. A dupla ficou conhecida por participar de corridas como a São Silvestre, em São Paulo. “O Sérgio, quando corre, ele leva a cadeira de rodas [do Lucas], mas acima de tudo o coração dos dois juntos. Essa transformação que o esporte é capaz de fazer, com esse amor incondicional. Quando vemos exemplos assim de amor, nos sentimos na obrigação de realizar essa homenagem”, disse Pier Petruzziello (PP), responsável pela indicação (077.00122.2022).

Lucas, de 28 anos, é filho de Telma, a esposa de Sérgio. Apaixonado por corrida, o comerciante decidiu dar uma pausa no esporte em 2003, devido a uma lesão e à rotina agitada de trabalho. Em 2015, a família soube de um grupo chamado “Guerreiros da Roda”, que levava pessoas com deficiência para passear por Curitiba, e a partir daí vieram as maratonas em dupla. Juntos, eles já percorreram mais de 500 km. "Ganhei motivação para voltar a correr. Digo hoje que, na verdade, eu voltei pelo Lucas e corro por ele. Ele fica mais feliz, animado e ganha qualidade de vida", relatou Sérgio.

 

Outras homenagens
Outra homenagem concedida pela Câmara de Curitiba, na sessão desta quarta, foi indicada por Tito Zeglin (PDT). O vereador entregou o Prêmio Servidor Público Padrão ao administrador do Cemitério Municipal do Boqueirão, Edenilson Pedrozo de Morais (020.00019.2021).

“[Ele] ingressou na Prefeitura de Curitiba em 1996, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Já trabalhou nos setores de fiscalização do Jardim Botânico, do Horto do Guabirotuba e da empresa Cavo. Desde 2015, é o administrador do Cemitério do Boqueirão", contou Zeglin. "O Edenilson exerce com zelo e dedicação as atribuições do cargo, atendendo com presteza o público em geral, bem como cuidando da conservação do patrimônio público municipal”, acrescentou.

Na sessão da última segunda-feira (25), foi Marcos Vieira (PDT) quem entregou votos de congratulações e aplausos. O homenageado do vereador foi o artista plástico João Carlos Carneiro. Morador do Bairro Alto, ele vive da arte há 45 anos, já tendo exposto suas obras em grandes galerias e museus pelo mundo (077.00135.2022).

“João Carneiro herdou a veia artística do pai, que era mestre de pintura da Rede Ferroviária. Há 26 anos mudou-se para Curitiba, onde reside e mantém até hoje seu estúdio. Por sua trajetória, representando o Paraná e Curitiba, é que rendo esta homenagem a esse grande artista plástico contemporâneo”, justificou Vieira.

Votos debatidos
O plenário aprovou, nesta semana, uma série de votos de congratulações. Um desses requerimentos foi defendido pelo autor, Professor Euler (MDB), nesta manhã. O parlamentar enalteceu os trabalhos da equipe da Guarda Municipal GOE 1. “Em patrulhamento na avenida Marechal Floriano, a equipe foi solicitada para atender uma situação de tentativa de suicídio, em que uma jovem equilibrava-se no guarda-corpo do viaduto da avenida sobre a Linha Verde”, explicou (077.00142.2022).

Euler disse ainda que “a equipe conversou com a vítima, distraindo-a, enquanto um dos guardas atravessou a rua e, sem ser percebido, conseguiu aproximar-se pelas costas e, aproveitando o momento oportuno, retirou a jovem do perigo, eliminando qualquer oportunidade da mesma atentar contra a própria vida”.

É possível conferir os debates e as entregas das homenagens nos canais da CMC no Youtube, no Twitter e no Facebook. Lá você também pode acompanhar as sessões plenárias, as reuniões das comissões, as audiências públicas e outras atividades do Legislativo.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva