Atividades na Câmara vão marcar o Dia da Mulher

por Assessoria Comunicação publicado 02/03/2007 17h20, última modificação 15/06/2021 09h14
A Câmara de Curitiba está programando uma série de atividades para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado no próximo dia 8. As vereadoras Dona Lourdes (PSDB), Julieta Reis (PSB), Nely Almeida (PSDB), Professora Josete e Roseli Isidoro (ambas do PT) organizam para o dia 7 (quarta-feira), debate sobre a Lei Maria da Penha, que criminaliza a violência contra a mulher. Para o dia seguinte (08) está marcado almoço do Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial do Paraná. A presidente da entidade, Isabel Mendes, receberá as vereadoras no Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade. Também na quinta-feira, haverá a tradicional sessão solene, no Palácio Rio Branco, para homenagear as mulheres que se destacaram em diversas áreas de atuação.
A discussão sobre a Lei Maria da Penha começa às 9h30, de quarta-feira, no auditório do Anexo II da Câmara de Curitiba, com a participação de Maria da Penha Maia Fernandes, uma sobrevivente, cuja história tornou-se emblema de impunidade dos crimes de violência doméstica contra a mulher, esperando 19 anos pela condenação de seu algoz. A abertura oficial dos debates será às 10h. A presidente da Associação Paranaense do Ministério Público do Paraná, Maria Teresa Uille Gomes, fará palestra às 10h30. Em seguida, às 11h, será a vez de Maria da Penha. Os trabalhos serão encerrados ao meio-dia.
Conscientização
“Pretendemos chamar a atenção para o papel da dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações impostas à mulher”, argumentam as vereadoras. As parlamentares lembram que a nova lei, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em agosto do ano passado, traz uma série de inovações e pode mudar o quadro de violência, porque garante e valida o direito à vida de todas as mulheres. “É importante que as mulheres tenham em mente que a aprovação da lei constitui importante passo, mas a luta pela implementação depende de cada uma delas. A organização é fundamental para a criação do espaço de julgamento”. A lei está em vigor desde setembro.
Na noite de quinta-feira (8) serão homenageadas Maria Helena Cuduh, Maria Olívia Samek, Marisa Stédile, Vera Lúcia Fouchy dos Santos, Mirian Gonçalves, Alaerte Lenadro Martins, Dagmar Nascimento, Maria de Souza Andrade, Sueli de Oliveira Velozo, Xenia Caroline Mello, Adriana Carneiro Duarte, Ana Márcia de Matos Gonzáles, Angela Denise Mery, Irani Hercílio Nadalin, Shirley Rosa Fanini Silva, Cleide Anastácio Rando, irmã Glacy Kruppeizaky, Maria de Lourdes do Prado, Maria do Carmo Fortes, Vera Henequim, Isabel Sprenger Ribas, Rosane Camargo, Valderes Aparecida Hallu e Verinha Walflor. A sessão solene será às 20h, no plenário da Câmara de Curitiba.