Atividades de associação nipônica têm destaque

por Assessoria Comunicação publicado 02/05/2008 18h15, última modificação 21/06/2021 09h31
O Dia da Soka Gakkai será comemorado na noite de terça-feira (6), às 20h, na Câmara de Curitiba. A iniciativa é do vereador Luis Ernesto (PSDB) e a lei municipal que prevê a data, do ex-vereador Rui Hara, hoje secretário de Governo. A Soka Gakkai é uma associação de origem nipônica que promove exposições, intercâmbios com universidades e museus, entre outras atividades nas áreas da educação e cultura.
Criada em 1930, no Japão, por Tsunessaburo Makiguti, promove valores como a paz e respeito humano, baseados nos ensinamentos budistas de Nitiren Daishonin. No Brasil, a Associação Soka Gakkai Internacional (BSGI) foi fundada em 1960, em São Paulo. Seis anos mais tarde, os ensinamentos chegaram em Curitiba, onde é realizado trabalho de conscientização pela paz, principalmente através do diálogo. “A idéia é contribuir para a formação do cidadão a partir da mudança de si próprio, respeitando e valorizando tudo ao seu redor”, afirma Luis Ernesto.
Projetos
Por meio da coordenadoria educacional da BSGI, educadores voluntários desenvolvem projetos embasados na educação humanística. A filosofia básica adotada está centrada na "revolução humana", conceito que prega a necessidade de uma reforma interior do ser humano que permite desenvolver a sabedoria para viver com confiança, criar valor em qualquer circunstância e descobrir o real caminho como ser humano. São desenvolvidas, também, atividades entre seus associados, inclusive com visitas familiares.
Consciência ambiental
Desde 1991, a BSGI busca a aproximação da Universidade Soka, do Japão, com instituições educacionais do País, com o objetivo de estimular o intercâmbio acadêmico. Além disso, contribuiu com doações de livros a universidades brasileiras, encontros de reitores e acadêmicos e o desenvolvimento de pesquisas voltadas à preservação do meio ambiente.