Atividades da Semana da Mulher começam na terça

por Assessoria Comunicação publicado 27/02/2009 17h05, última modificação 23/06/2021 07h43
Começa na próxima terça-feira (3) a Semana da Mulher organizada pela bancada feminina da Câmara de Curitiba, em parceria com a prefeitura, Secretaria Municipal de Educação, Fundação de Ação Social, Instituto Municipal da Administração Pública, Instituto Karam Abou Saab e Centro di Cultura Italiana PR/SC. Na abertura das atividades, a partir das 9h30, no salão de atos do Parque Barigüi, está prevista palestra sobre “Maternidade Consciente”, quando um balão em formato de cegonha, símbolo do projeto Maternidade e Paternidade Responsável, fará exibição em voos cativos (preso ao solo com cordas de até 40m). O objetivo é chamar a atenção e levar conhecimento sobre os problemas da saúde feminina.
O idealizador da mascote gigante e especialista em reprodução humana, Karam Abou Saab, falará sobre a importância do planejamento familiar na vida das mulheres. “Não existe uma idade mínima ou máxima para ser mãe, mas é preciso respeitar os limites, sejam eles biológicos, psicológicos ou sociais, para que a maternidade seja tranqüila e bem aproveitada”, explica o médico.
Colaboração
Para ajudar na orientação, o especialista contará com a participação da psicóloga Emilisa Curi de Macedo e do advogado Victor Feijó Filho. Conceição Barindelli, idealizadora do Educar para a Paz - Angélica, do Centro de Cultura Italiana, foi a responsável por reunir a bancada feminina da Câmara Municipal de Curitiba e propor uma conferência para o Dia Internacional da Mulher.
A equipe de Saab distribuirá gratuitamente o Disco da Fertilidade, um dispositivo para auxiliar as mulheres na identificação dos dias férteis. O especialista ressalta que a eficácia deste método é de 80%. Por isso, deve ser associado a outras alternativas anticoncepcionais, como a camisinha, se o objetivo for evitar a gravidez. “O disco também servirá para lembrar e incentivar a utilização dos recursos disponíveis para a prática de uma sexualidade saudável e para um bom planejamento familiar”, lembra Saab.
Apoio
As vereadoras Dona Lourdes (PSB), Julieta Reis (DEM), Mara Lima (PSDB), Noemia Rocha (PMDB), Professora Josete (PT) e Renata Bueno (PPS) são as representantes femininas da Casa e apoiadoras do evento. A Semana da Mulher será realizada de 3 a 9 de março, em diferentes locais da cidade. Na seqüência, ocorrerão palestras sobre orientação sexual, psicológica e jurídica. A programação ainda inclui, caminhada culto de Ação de Graças e sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março.