Atendimento veterinário pode ter preço subsidiado

por Assessoria Comunicação publicado 28/01/2008 16h20, última modificação 18/06/2021 10h29
O vereador Elias Vidal (PP) propõe que hospitais veterinários mantidos por estabelecimentos de ensino superior prestem assistência aos animais doentes abandonados ou de propriedade de pessoas carentes. A medida poderia ser adotada, segundo o parlamentar, através da assinatura de convênio entre a Prefeitura e as instituições de ensino.
A idéia é que os custos com medicamentos, vacinas, exames, internamentos e outras despesas sejam subsidiadas e não poderão ser superiores a 70% dos preços praticados em estabelecimentos particulares. “Para garantir a assistência, bastaria o proprietário do animal comprovar sua condição de carente, apresentando documento de participação em programa social de órgão oficial”, argumenta. O projeto, se aprovado na Câmara de Curitiba e sancionado pelo prefeito, se estende, ainda, às associações de proteção aos animais reconhecidas de utilidade pública.
Desumano
Vidal destaca em seu projeto que a “proposta é tirar os animais das ruas”. Para ilustrar a matéria, o parlamentar cita “o tratamento desumano dado aos cavalos desnutridos, esqueléticos, maltratados e doentes. Seus donos não se preocupam com a saúde dos animais. A justificativa para essa atitude é praticamente a mesma de sempre: não têm dinheiro para uma consulta no veterinário e muito menos para comprar remédios. O resultado é que quando estão doentes são abandonados à própria sorte”. A situação, segundo o parlamentar, pode ser revertida com o atendimento dos animais em clínicas veterinárias das instituições de ensino.