Associação tem primeira missão oficial no Brasil

por Assessoria Comunicação publicado 28/08/2009 18h00, última modificação 25/06/2021 09h36
A Associação Itália-Brasil, cujo objetivo é desenvolver, agilizar e promover as relações culturais, econômicas, comerciais, sociais e institucionais entre os dois países, realiza sua primeira missão oficial no Brasil. Após a apresentação em Roma aos embaixadores dos dois países, Brasília será o palco de novos encontros com instituições, empresários e acadêmicos.
O presidente da entidade, deputado Fabio Porta, e o secretário-geral, Domenico Bosi, participarão do workshop euro brasileiro sobre o tema "Brasil: qual salto para o futuro?", organizado pela EuBrasil, parceiro estratégico da associação, juntamente com a Apex-Brasil, agência para a promoção das exportações e dos investimentos.
Cooperação econômica
Segundo Fabio Porta, único parlamentar italiano residente no Brasil, "parceria privilegiada com a União Européia não contradiz com o fortalecimento da cooperação econômica e cultural em nível bilateral. Ao contrário, a forte e consolidada presença no Brasil do maior contingente de ítalo-descendentes no mundo, estima-se que sejam mais de 35 milhões, pode e deve constituir um elemento adicional de estímulo ao desenvolvimento de uma relação estratégica entre o Brasil, a Itália e, portanto, a União Européia, da qual somos um dos países fundadores".
A missão cumprirá agenda também em São Paulo e Curitiba, onde os dirigentes da  entidade encontrarão dirigentes do mundo empresarial, político e da cultura brasileira, além dos principais representantes da comunidade ítalo-brasileira.
Desenvolvimento
Renata Bueno (PPS), que possui cidadania italiana e acompanha de perto os assuntos relacionados entre as duas nações, acompanhará a comitiva em Curitiba, que terá reuniões com os secretários do Meio Ambiente, José Antonio Andregetto; da Indústria e Comércio, Virgílio Moreira Filho, e com o presidente da Câmara de Comércio Brasil-Itália, Roberto Coliva. A parlamentar afirma que estas reuniões são de extrema importância para estreitar os laços entre Brasil e Itália e trazer novas perspectivas para o desenvolvimento do País.