Associação Paranaense de Imprensa é homenageada
A Câmara Municipal de Curitiba, atendendo proposição do vereador Ângelo Batista (PP), realizou sessão solene, na noite desta segunda-feira (25), em comemoração aos 70 anos da Associação Paranaense de Imprensa. Segundo o parlamentar, a homenagem é justa, pois a API é o símbolo da liberdade de opinião e todos devemos muito à classe, composta por jornalistas e radialistas, envolvida com a comunicação. Através da imprensa, a humanidade tomou conhecimento dos fatos mais importantes ao longo dos anos, desde a chegada do homem à lua até o atentado de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, acrescentou Batista.
Em nome da Associação e dos homenageados, o vice-presidente da API, Paulo Gomes, fez um relato da história da entidade, desde sua criação, em 1934, com o objetivo de interpretar o pensamento, as aspirações e a expressão cultural e cívica da imprensa paranaense. Conforme Gomes, foram muitos os diretores e integrantes da entidade que contribuíram para seu crescimento, o que fez com que chegasse aos 70 anos preservando a dignidade profissional dos jornalistas do Paraná e reforçando o papel da imprensa na história do Estado, em todas as áreas.
O dirigente afirmou que não há competição com o Sindicato dos Jornalistas, mas respeito ao trabalho realizado pela entidade representativa, e discorreu sobre algumas das principais atividades da API, como o intercâmbio cultural e integração com outras entidades, além da realização de inúmeros debates sobre temas atuais e a inexistência de qualquer ligação de cunho social, político ou religioso.
Durante seu discurso, Paulo Gomes disse, ainda, que a Associação é contra a criação do Conselho Federal de Jornalismo da forma como está sendo proposta e que deveria ser realizado um grande debate nacional sobre o tema. Diversos diretores e ex-diretores participaram da sessão solene, presidida pelo vereador José Aparecido Alves, o Jotapê (PSB). Também estavam presentes ao evento os secretários de Estado de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, e da Cultura, Vera Mussi; a presidente do Centro Paranaense de Cultura, Chloris Casagrande Justen, e o presidente da API, João Formighieri, além de vereadores.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba