Associação filantrópica pede apoio dos vereadores

por Assessoria Comunicação publicado 05/10/2011 19h45, última modificação 12/08/2021 08h56
Ao completar 90 anos de existência, a associação civil de caráter filantrópico e sem fins lucrativos Socorro aos Necessitados apresentou as ações desenvolvidas pela entidade aos vereadores. Foi na tarde desta quarta-feira (4), na Câmara de Curitiba, durante horário reservado à Tribuna Livre. O convite foi dos vereadores tucanos Paulo Frote, Jorge Yamawaki e Jair Cézar, que saudou a equipe na tribuna da Casa. “Essa instituição realiza um trabalho belíssimo de assistência social ao idoso, lá no Bairro Alto, que precisa ser divulgado e incentivado por todos nós”, ressaltou.
O presidente, Ottomar Frederico Neumann, e o responsável técnico e médico geriatra, José Mário Tupinã Machado, apresentaram os projetos da associação, falaram sobre o processo de envelhecimento dos seres humanos e também pediram a ajuda dos vereadores na destinação de emendas orçamentárias. Machado sintetizou a situação dos idosos no cenário atual. De acordo com ele, há um déficit preocupante de profissionais geriatras no estado e de políticas públicas voltadas às pessoas com idade avançada. “Há uma discrepância absurda entre o número de idosos e geriatras se compararmos ao número de crianças e pediatras”, informou. “É preciso que haja compromisso social de reconhecer a realidade e buscar alternativas”, afirmou, acrescentado que “hoje as pessoas não sabem lidar com os idosos e é comum eles serem abandonados. É preciso, urgentemente, aprender a conviver com eles e respeitá-los”. A qualidade de vida, tranquilidade na vida afetiva e profissional e o apoio de familiares, assim como o respeito de todos, são fundamentais para que a pessoa chegue à idade avançada com sabedoria.
Em nome da diretoria voluntária, funcionários, doadores, visitantes, demais voluntários e cerca de 55 mil pessoas já beneficiadas ao longo dos 90 anos pela associação, Ottomar Neumann agradeceu a oportunidade e apoio dos parlamentares na tribuna. “Contamos com os senhores para a manutenção, ampliação e melhoria dos serviços prestados. Em 90 anos é a primeira vez que utilizamos este espaço para solicitar recursos financeiros”, enfatizou, colocando a experiência da equipe à disposição da Casa “como uma tecnologia eficaz, que pode ser replicada por outras instituições e outras esferas na implantação das políticas públicas de atenção ao idoso”.
De acordo com a apresentação, a Socorro aos Necessitados, fundada em 21 de setembro de 1921, é mantenedora do Centro de Educação Infantil Meu Pequeno Reino, do Lar dos Idosos Recanto do Tarumã, do Centro Dia Recanto do Tarumã e possui um convênio de parceria técnica com a Escola Maternal Annette Macedo (para 200 crianças). A instituição tem como missão oferecer condições dignas de sobrevivência aos idosos e crianças carentes, em locais apropriados. “Ao longo dessas décadas, nos estruturamos para melhor atender aos necessitados. Temos uma equipe de funcionários experientes e de instalações que oferecem qualidade de vida a idosos e crianças. A Socorro aos Necessitados recebeu, em 2002 e 2005, o Prêmio Bem Eficiente, que tem como objetivo reconhecer publicamente as 50 melhores entidades filantrópicas brasileiras”, informou o presidente da instituição.
Após a explanação, foi aberto espaço para os parlamentares tirarem dúvidas e registrarem apoio à associação. Além dos vereadores Jair Cézar, Paulo Frote e Jorge Yamawaki, contribuíram com o debate Nely Almeida (PSDB), Zé Maria (PPS), Professora Josete (PT), Noemia Rocha (PMDB), Francisco Garcez (PSDB), Pedro Paulo (PT), Professor Galdino (PSDB), Paulo Salamuni (PV), Tito Zeglin (PDT), Algaci Tulio (PMDB) e João do Suco (PSDB), que lembrou que em março de 2012 será inaugurado o Hospital do Idoso em Curitiba.
Programas
O Centro de Educação Infantil Meu Pequeno Reino, inaugurado em 18 de junho de 1960, atende 110 crianças com idade de 2 a 5 anos, em período integral, das 7h às 18h. Há mais de 50 anos o CEI presta serviço à comunidade carente de Curitiba e região metropolitana, assistindo e formando crianças de famílias de poder aquisitivo mais baixo, que colaboram somente com uma taxa acessível, de acordo com seu padrão socioeconômico.
Além do trabalho pedagógico, material didático, lazer e recreação, há uma estrutura que permite à criança receber alimentação adequada, acompanhamento e avaliação nutricional. “São 19 profissionais especializados, além de voluntários capacitados para cuidar das crianças de maneira segura enquanto seus responsáveis trabalham”. O acompanhamento e avaliação nutricional são realizados pelo posto de saúde (SUS) a cada semestre. A assistência odontológica é feita por profissionais voluntários da Associação Brasileira de Odontologia - ABO.
O Lar dos Idosos Recanto do Tarumã é destinado ao abrigo de homens idosos (acima de 60 anos), que não possuem condições de manutenção da própria sobrevivência ou que têm vulnerabilidade familiar. Fundado em 22 de setembro de 1962, o Lar atende atualmente 100 idosos, mas há capacidade física para atender 120. No Recanto eles encontram carinho e assistência, além da moradia, recebem alimentação, vestuário, atendimento médico e psicológico, serviço social e lazer. A idade média dos moradores é 72 anos.
O Centro Dia Recanto do Tarumã, fundado em 1º de março de 2010 pela Socorro aos Necessitados, através de projeto aprovado pela Fundação de Ação Social (faz), atende de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30, 20 idosos, de ambos os sexos. “Realiza atendimento a idosos que tiveram seus direitos violados, mas cujos vínculos familiares e comunitários não foram rompidos. Presta cuidados em período diurno, buscando socializá-los e motivá-los a manterem sua independência individual e social, evitando o asilamento”.
No local acontecem desde o atendimento às necessidades pessoais básicas, como alimentação, higiene e conforto e administração de medicamentos, até atividades multidisciplinares, como fisioterapia, musicoterapia, atendimento psicológico, terapia ocupacional, acompanhamento nutricional, cuidadores de idosos e enfermagem. Além destas, ainda são realizadas atividades de cunho sociocultural (laborativas, de lazer, recreativas, culturais, educação para a cidadania, associativas, esportivas e espirituais).
Os familiares também são beneficiados através de atendimento e apoio individual e sociofamiliar. A unidade preocupa-se também em oferecer aos seus funcionários, parceiros e voluntários atendimento e apoio aos cuidadores, contribuindo assim para que todos os serviços oferecidos para os idosos e familiares sejam estruturados em uma equipe motivada e consciente.