Associação dos Deficientes Físicos recebe apoio da Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 17/09/2013 14h10, última modificação 20/09/2021 08h00
O presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), Mauro Nardini, participou da sessão plenária desta terça-feira (17). Por iniciativa do vereador Helio Wirbiski (PPS), o convidado apresentou a entidade, fundada em 1979, e as diversas atividades realizadas em prol da inclusão social da pessoa com deficiência.

“A deficiência é apenas uma característica do ser humano. A pessoa é deficiente, mas é preciso se dar ênfase à pessoa e não à sua deficiência. A partir da Convenção Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a terminologia aboliu a expressão "portador de deficiência"”, explicou Mauro Nardini, que está à frente da entidade há 13 anos.

A ADFP promove atendimento especializado em fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, psicologia e enfermagem. Também são oferecidas atividades paradesportivas – como natação, tênis de mesa e atletismo – e culturais – com o apoio ao grupo de dança “Limites Cia da Dança”. Outro trabalho importante desenvolvido pela entidade é a capacitação do deficiente físico para o mercado de trabalho, com orientações sobre entrevistas e para a elaboração de currículos.

Conforme o Censo 2010 do IBGE, somente em Curitiba e região metropolitana existem cerca de 300 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Número considerado expressivo e que merece a atenção da Câmara de Curitiba, segundo o presidente da ADFP. “A deficiência não torna a pessoa inválida, torna-a limitada. Ela é capaz de exercer atividades laborativas, sociais. São trabalhadores, estudantes, pessoas que dão sua contribuição para a sociedade”, ressaltou.

Mauro Nardini explicou, ainda, que, por ser filantrópica, a entidade depende da destinação de emendas parlamentares para sua manutenção. “Todos os anos fazemos nossa prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado. Fazemos auditoria a cada dois anos. A ADFP necessita muito da participação dos vereadores nas atividades diárias. É importante a preocupação de vocês com o universo da pessoa com deficiência”.

Pier Petruzziello (PTB) referendou o pedido. “É uma causa que interessa a todos nós. É um trabalho sério. Faço um apelo a todos os colegas para que possam ajudar a instituição”. Ao fazer coro à fala do vereador, Helio Wirbiski sugeriu que a Casa elabore uma emenda orçamentária coletiva para ajudar na manutenção dos trabalhos desenvolvidos pela associação. Também se colocaram à disposição Zé Maria (PPS), Bruno Pessuti (PSC) e Colpani (PSB).
    
Convênio com os Correios

Desde 1992, a ADFP mantém uma parceria com os Correios e é responsável pela agência de atendimento da rua XV de Novembro. Segundo o presidente, toda a renda arrecadada por meio dos serviços ofertados pela agência é revertido à associação. “É a única franquia dos Correios pertencente a uma entidade. Ao usar nossa franquia, os empresários agem com responsabilidade social.”

Os serviços oferecidos pela AGF XV de Novembro, como é chamada a agência, são coletas, etiquetagem, envelopamento, entre outros. A unidade está instalada na rua XV de Novembro, 2.765, no Alto da XV. Saiba mais sobre o trabalho da ADFP pelo telefone (41) 3364 7234 ou pelo site www.adfp.org.br