Associação destaca trabalho por pessoas com doença de Parkinson

por Assessoria Comunicação publicado 12/04/2017 12h45, última modificação 15/10/2021 11h35

O Dia Internacional do Parkinsoniano, celebrado em 11 de abril, foi lembrado em plenário nesta quarta-feira (12) pela administradora da Associação Paranaense dos Portadores de Parkinsonismo (APPP), Vanessa Szuba, a convite do vereador Felipe Braga Côrtes (PSD). Ela veio à Câmara Municipal destacar o trabalho feito pela entidade filantrópica que, desde 2002, presta atendimento às pessoas com a doença de Parkinson, tanto na área da saúde, assim como na defesa de seus direitos e inclusão social.

“Quem tem a doença vai à nossa associação e pode retirar a medicação gratuitamente, sem a necessidade de fazer a compra em farmácias convencionais. Também prestamos atendimento multidisciplinar como fisioterapia, fonoaudiologia, geriatria, massoterapia, neurologia, psicologia, nutrição, terapia ocupacional e nutrição”, explicou. Após apresentar um vídeo explicativo sobre o trabalho da instituição e sobre a doença, Vanessa Szuba salientou que pessoas cada vez mais jovens têm sido atingidas. “Se alguém conhecer uma pessoa que esteja apresentando sinais da doença, por favor nos encaminhem”, alertou.

“A Associação dos Portadores de Parkinsonismo possui mais de 3 mil cadastrados e atende em torno de mil pessoas por mês, buscando dar mais qualidade de vida a estes pacientes”, destacou Felipe Braga Côrtes. O vereador salientou que a instituição, que trabalha sem fins lucrativos, precisa de ajuda do poder público e da iniciativa privada. “Que os vereadores possam conhecer a instituição e a ajudem”, convidou os demais parlamentares. O presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB), parabenizou o trabalho da APPP e elogiou a dedicação da instituição em auxílio às pessoas com a doença de  Parkinson.

Conheça a doença
Parkinson é um distúrbio neurológico progressivo causado pela degeneração das células situadas em uma região do cérebro chamada substância negra. Estas células produzem a dopamina, uma substância fundamental para o controle dos movimentos. A falta ou diminuição da dopamina afeta o movimento da pessoa, causando um ou mais dos seguintes sintomas: tremor, principalmente de repouso; lentidão dos movimentos; rigidez muscular; desequilíbrio (instabilidade postural); e alteração na fala e na escrita.