Associação Beneficente Realizar terá Utilidade Pública de Curitiba
Câmara de Curitiba tem sessões plenárias nas manhãs das segundas, terças e quartas-feiras. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Nesta quarta-feira (27), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sinalizou, em primeiro turno, a aprovação da Declaração de Utilidade Pública à Associação Beneficente Realizar, organização sem fins lucrativos, criada há 25 anos, com atividades sociais na capital e região. O título é importante às entidades por facilitar a celebração de convênios com o poder público. De iniciativa do vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade), a proposta recebeu 29 votos “sim” e retorna à pauta, na próxima segunda (2), para a confirmação em plenário.
A Associação Beneficente Realizar promove ações como a distribuição de alimentos, roupas e materiais de higiene pessoal, além da promoção de eventos como cursos livres, cortes de cabelo, orientações médicas, psiquiátricas e psicológicas. Foram entregues, durante a pandemia, 2,5 mil cestas básicas e 1 tonelada de frutas e vegetais a comunidades carentes.
O vereador Pastor Marciano agradeceu a votação unânime. “Com certeza, esta associação, que já faz um trabalho sensacional na capital, dará sequência com um trabalho com mais afinco”, disse o autor do projeto de lei (014.00022.2023).
Também em primeiro turno, com 27 votos positivos e 1 abstenção, o plenário acatou a denominação de um logradouro público de Curitiba como Longuim José Kuiaski, professor e voluntário, falecido em 1987 (009.00003.2021, com o substitutivo 031.00060.2023). A homenagem póstuma foi proposta por Oscalino do Povo (PP) e também será votada em segundo turno na próxima semana.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba