Assento especial para obesos em restaurantes será decidido em maio
Os vereadores de Curitiba concordaram com o pedido de Maria Manfron (PP), nesta terça-feira (27), autora da iniciativa, para que o projeto de lei que obrigava restaurantes a disponibilizarem cadeiras especiais para obesos tivesse a análise em segundo turno adiada por 15 sessões. Com isso, a votação conclusiva da matéria será realizada no mês de maio. A proposição (005.00262.2017) foi aprovada em primeiro turno na véspera (leia mais), com 23 votos favoráveis, mas a parlamentar acatou a sugestão de debater a exigência com entidades do setor.
A proposta altera a lei municipal 9.585/1999, que já previa adaptação de 3% dos assentos de salas de projeção, auditórios e espaços culturais para pessoas obesas. Maria Manfron incluía nessa relação restaurantes e afins, por entender que “os obesos integram um grupo de mobilidade reduzida, que precisa de assentos especiais, já previstos em lei”. “Que eles sejam ampliados, que existam em restaurantes”, tinha defendido a vereadora. Sugeriu-se, na votação em primeiro turno, que a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e a Abrabar fossem consultadas (Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas).
Segundo turno
De forma unânime, os vereadores aprovaram, em segundo turno, o projeto de lei que homenageia o falecido jornalista Nelson Domingos Comel (leia mais) com a indicação para a denominação de um logradouro público (009.00032.2017). Também confirmaram o decreto legislativo com a relação de pessoas que receberão o Prêmio Mulheres Empreendedoras (109.00001.2017).
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba