Ascam encerra curso sobre orçamento público

por Assessoria Comunicação publicado 27/08/2004 00h00, última modificação 13/05/2021 18h02

“Temos que repensar a administração pública como uma revolução gerencial. Não existe mais espaço para pessoas que não sejam profissionais.” A afirmação é do economista Washington Luiz Moreno, nesta sexta-feira (27), no encerramento do curso sobre orçamento público, promovido pela Associação dos Servidores de Câmara Municipais do Paraná (Ascam-PR). Segundo Moreno, com a criação de novos mecanismos de fiscalização da coisa pública, como o caso da Lei de Responsabilidade Fiscal, se faz necessária a mudança de enfoque. “É preciso manter durante o exercício, na medida do possível, o equilíbrio entre a receita arrecadada e a despesa realizada, para reduzir ao máximo eventuais insuficiências de tesouraria”, acrescentou.
Durante os três dias do evento, realizado no auditório do Hotel Aladdin, no Centro, o economista fez a explanação de como montar um orçamento público, que é composto pelo Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual, dentro da legislação vigente. Enfatizou, ainda, o orçamento-programa, um novo modelo que já vem sendo utilizado, como instrumento de planejamento da entidade pública.
O curso, que também teve a participação de Rogério Koscianski, doutor em Engenharia de Produção e professor da Faculdade Católica de Administração e Economia, contou com a presença de assessores de prefeituras, vereadores e servidores de diversas cidades do Paraná e Santa Catarina.