Artista romeno será cidadão honorário

por Assessoria Comunicação publicado 18/04/2012 16h15, última modificação 16/08/2021 13h36
O arquiteto e artista plástico Aristide Brodeschi recebe, nesta quinta-feira (19), o título de cidadão honorário de Curitiba. A solenidade ocorre a partir das 20h, no plenário da Câmara Municipal. Nascido em 1947 em Bucareste, na Romênia, o homenageado reside no Brasil desde 1978, radicando-se na capital.
Formado em arquitetura em sua cidade natal, Brodeschi é pintor, desenhista, gravador e ilustrador. Também já desenvolveu trabalhos em tapeçaria e é o responsável, desde 2002, pela capa do jornal voltado à comunidade judaica, editado na capital. Exemplares da publicação já foram expostos no Museu Judaico de Belmonte, em Portugal.
O romeno já realizou, apenas em Curitiba, mostras individuais em locais como o Hospital das Clínicas, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no Solar do Barão e no Solar do Rosário. Sua obras também marcaram presença em diversas exposições coletivas e premiações. Em 1988, a Organização das Nações Unidas (ONU) selecionou um trabalho de Brodeschi para estampar cartões de fim de ano.
A proposição da sessão solene para cidadania honorária foi do vereador Jair Cézar (PSDB), por meio de projeto de lei apresentado à Casa neste ano.