Artigo - Curitiba preocupada com meio ambiente

por Assessoria Comunicação publicado 02/10/2007 20h20, última modificação 17/06/2021 10h46
Curitiba considera a educação ambiental como uma forma de integrar as ações do poder público e da população, para que juntos possam construir um ambiente equilibrado para se viver. Desde 1989, a educação ambiental está incluída no currículo das escolas municipais de forma interdisciplinar, ajustando-se às situações específicas dentro de cada área do conhecimento.
A reciclagem, uma das maiores iniciativas na educação ambiental, protege o meio ambiente porque diminui os montes de sucata dos lixões clandestinos e dos depósitos de lixo. Reciclar também diminui a poluição causada pelas fábricas, que passam a produzir menos quantidade desses materiais.
Evitar o desperdício e reaproveitar aquilo que não usamos mais também é uma maneira de exercer a cidadania. Economizando papéis, por exemplo, estamos salvando árvores, pois é com a madeira das mesmas que se faz o papel.
Por tudo isso, a  iniciativa proposta na Câmara Municipal de Curitiba de criação do Dia da Reciclagem de Lixo é de grande importância, para que nossos filhos e netos descubram a natureza e continuem a preservar todo o lugar em que vivemos.
E mais, esta iniciativa vem  reforçar outras já existentes na capital paranaense, como os programas importantes: “Lixo que não é Lixo”, o “Câmbio Verde” e a “Compra do Lixo”.
O sucesso do programa “Lixo que não é Lixo” não seria possível sem a participação da população de Curitiba. Cada um faz a sua parte e assim o projeto vai crescendo. Lixo também pode ser um bem valioso se soubermos o que fazer com ele.

Vereador Pastor Gilso de Freitas