Artigo - Como surgiu a Central 156

por Assessoria Comunicação publicado 04/05/2009 18h40, última modificação 24/06/2021 07h10
Quando assumi como diretor geral do Departamento de Obras Públicas – DO, que depois virou secretaria - SMOP, na gestão do prefeito Maurício Fruet, em 1983, o nosso principal objetivo era ampliar a participação da população na definição nos destinos da cidade e no encaminhamento das suas reivindicações.
Muitas destas reivindicações diziam respeito a reparos que poderiam ser resolvidos por uma pequena equipe, para dar mais agilidade no atendimento e, para estabelecer um canal direto entre a população e o poder público, destinamos uma linha telefônica exclusiva.
Como o número disponível à época era de seis dígitos e de difícil memorização, nos dirigimos à empresa de telefonia para reivindicar um número de três dígitos, a exemplo do 190 da polícia, e foi assim que conseguimos o número 156, que hoje também é usado por outras prefeituras de inúmeros municípios brasileiros.
O telefone 156 recebia os pedidos e atendia as emergências. Iniciamos o atendimento com uma equipe de cinco funcionários embarcados numa kombi cabine dupla equipada. Ela foi apelidada pela população de “Trovão Azul”, numa alusão a um filme de um super-helicóptero que tudo resolvia. Estava montada com os equipamentos básicos para um atendimento de emergência, como o desentupimento de um bueiro ou a poda de uma árvore, a pintura de uma faixa de pedestre ou a interdição do local até que a equipe especializada viesse resolver.
Com o tempo, esse serviço foi ganhando importância dentro da administração municipal e se transformou no principal canal direto de comunicação entre a população e a prefeitura de Curitiba.
Hoje, a Central de Atendimento e Informações 156 é um “Contact Center” com o objetivo de viabilizar um sistema ágil e eficiente que permita o atendimento da demanda de informações e solicitações da população, com segurança, confiabilidade e, principalmente, qualidade.
Foi um longo caminho que já dura 26 anos e não pára de evoluir. A trajetória desse serviço é um exemplo de sucesso que só pôde acontecer em razão do grande avanço tecnológico que o nosso mundo vem passando. O que era uma simples central de atendimento com um telefone e uma kombi, hoje é uma poderosa ferramenta de gestão pública que utiliza plataformas integradas como o telefone e a internet (http://www.central156.org.br ).
Serviços específicos podem ser solicitados pela Central 156, que, a cada atendimento, fornece um protocolo para acompanhamento do pedido internamente na prefeitura, especialmente aqueles relacionados à manutenção urbana, como antipó, podas de árvores, coletas diversas, iluminação pública, etc.
A democratização e facilidade de acesso aos serviços públicos municipais é uma das nossas diretrizes desde a campanha que nos trouxe à Câmara Municipal e pretendemos, durante toda legislatura, apoiar fortemente a utilização de tecnologias que promovam a melhoria permanente desse acesso.

Vereador Omar Sabbag Filho