Artesãos e ambulantes discutem Previdência

por Assessoria Comunicação publicado 10/08/2005 18h30, última modificação 31/05/2021 08h07
Previdência Social foi tema da palestra que aconteceu na tarde desta quarta-feira (10), no Anexo II, da Câmara de Curitiba. A proposta, da vereadora Julieta Reis (PFL), é explicar e esclarecer dúvidas da comunidade sobre o assunto. A parlamentar convidou integrantes do Programa de Educação Beneficiária do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). “O objetivo é mostrar à comunidade que precisamos ter a garantia mínima de sobrevivência quando envelhecermos”, afirma Julieta.
Segundo a coordenadora do programa, Terezinha Marfutti, a Previdência Social é garantida pelo Ministério Público Municipal (MPS) e operacionalizada pelo INSS. “Ela visa a proteção financeira dos cidadãos por perda temporária da capacidade de trabalhar”, explica Marfutti.
Segundo o MPS, aproximadamente 21,4 milhões de brasileiros recebem, mensalmente, benefícios previdenciários, o que corresponde a R$ 7 bilhões distribuídos pela Previdência Social aos filiados do INSS.
Dúvidas
Artesãos e vendedores ambulantes tiveram a oportunidade de esclarecer todas suas dúvidas sobre a Previdência. O funcionário do INSS, Luiz Henrique Ribeiro Fonseca explicou sobre benefícios, prazos, limites, aposentadorias, manutenção da qualidade de segurado e dependentes e outros assuntos relacionados à questão.