Câmara entrega homenagem póstuma à artesã Zélia Scholz

por Nicole Thessing*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 05/04/2023 19h05, última modificação 10/04/2023 08h35
A semana também foi marcada por homenagens a empreendedores curitibanos e a destaques do esporte.
Câmara entrega homenagem póstuma à artesã Zélia Scholz

Familiares e amigos acompanharam a homenagem póstuma à precursora da Feira de Artesanato do Largo da Ordem. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na sessão dessa terça-feira (4), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concedeu a Cidadania Honorária "in memorian” à artesã Zélia Gomes de Jesus Scholz, precursora da Feira do Largo da Ordem, falecida em julho de 2021. A homenagem, de iniciativa do vereador Marcos Vieira (PDT), foi entregue a familiares da artista (006.00015.2021).

A Cidadania Honorária é a honraria mais importante com a qual o Legislativo reconhece pessoas de destaque nascidas fora de Curitiba. Em plenário, Vieira ressaltou o importante papel que Scholz teve na história da Feira de Artesanato do Largo da Ordem, já que foi dela o registro da primeira barraca, mantida por seus filhos até hoje. Ali, a artesã “realizava demonstrações do processo de fabricação artesanal da lã de carneiro, e se tornou uma atração turística”.

“Hoje, é uma honra compartilhar a história inspiradora de dona Zélia como artesã, nascida do sul de Minas Gerais. Desde muito menina, ela demonstrou uma paixão inata pelas artes, um talento que herdou de sua mãe e avó. Com 10 anos de idade, já frequentava as primeiras aulas de pintura e, aos 12 anos, teve seu primeiro contato com o tear”, relatou o vereador.

Scholz mudou-se para Curitiba em 1972 e aqui continuou a exercer seu talento artístico. "Pintava telas, dava cursos de bordados e chegou a fazer perucas. Mas foi a tecelagem que se tornou a grande paixão”, completou o propositor do título, instituído pela lei municipal 15.912/2021.

Entre familiares e amigos, estiveram presentes para a homenagem Dorotéia Werner da Silva, Rene Gones Scholz, Flávia Werner Scholz, Luciana Werner Scholz, Ana Maria Bulhões, Tiemi Takahashi e Odair Marlier.

Amigos da Bola
Na mesma manhã, o vereador Tico Kuzma (PSD) concedeu votos de congratulações e de aplausos, de sua autoria, ao Grêmio Esportivo Beneficente Amigos da Bola, pelo desempenho esportivo nas competições no ano de 2022 e “por toda a contribuição desta entidade à cidade de Curitiba” (077.00018.2023). O vereador explicou, em plenário, que a entidade “é um projeto social que se tornou também um importante projeto esportivo para crianças e para jovens que moram na região do Sítio Cercado”. 

Amigos da Bola

Sendo que, “além das atividades sociais que realizam, o Amigos da Bola também teve grandes resultados esportivos conquistados em 2022”, continuou Kuzma. Na justificativa do requerimento, o autor relata ainda que “a entidade teve um ano repleto de títulos, tanto na categoria feminina quanto masculina, um trabalho incansável e de muita dedicação dos responsáveis pelo projeto".

Para receber a homenagem, estiveram presentes os atletas Leticia Karly França e Michelle Carvalho de Jesus (feminino), Maurício da Rocha Pereira e Murilo Santana Cruz (sub-17), João Victor da Silva de Paula e Giovanni Miguel Hoffmann de Jesus (sub-15); e Danilo Vinicius Hoffmann, Erick Alves e Dereck Gabriel Souto Dos Santos (sub-11).

 

Margarete Banho e Tosa

Destaques do empreendedorismo
Ainda na última terça, o vereador Sidnei Toaldo (Patriota) realizou a entrega de dois votos de congratulações e aplausos de sua autoria. “Hoje, venho a essa Casa homenagear duas empresas, que é o que nós mais precisamos hoje, enquanto legisladores, enquanto vereadores: valorizar o comércio, valorizar o empreendedor, porque é ele que leva a renda, que leva e traz emprego para a nossa população”, declarou.

A primeira homenagem foi entregue à empresa Margarete Banho e Tosa, na pessoa da proprietária do estabelecimento, Margarete Luca, em reconhecimento aos 15 anos em atividade (077.00159.2023). “Você que é uma batalhadora, guerreira; a gente sabe o quanto você é batalhadora. Faço aqui hoje essa homenagem a você, a gente sabe a dificuldade que é hoje manter uma empresa", frisou Toaldo.

Breda Pesca

Outro voto de congratulações e aplausos foi concedido à empresa Breda Pesca, na pessoa de João Guinaldo Breda, seu proprietário. A proposição reconhece os 30 anos de fundação da empresa. “São anos de sucesso e reconhecimento em vários lugares, onde recebem pedidos de peças de manutenção de vários estados brasileiros”, ressalta Toaldo (077.00165.2023). 

Em plenário, o vereador ainda enalteceu “o trabalho consolidado pela família e, o que é mais importante, levando o nome de Santa Felicidade. Você que foi um dos empreendedores do Clube de Pesca Santa Felicidade”. 

Requerimentos debatidos
A Câmara também aprovou novos votos de congratulações e aplausos, ao longo das sessões plenárias desta semana. Na última segunda (3), Nori Seto (PP) defendeu três requerimentos de sua iniciativa. O primeiro reconhece o trabalho de Laura Hiroko Tamaru na organização do livro "50 anos de Convênio da Amizade e Cooperação Província de Hyogo [Japão] e Estado do Paraná [Brasil]", que registra as cinco décadas do convênio firmado em 1970 com a província japonesa de Hyogo (077.00172.2023). A parceria foi realizada com o objetivo de “estabelecer um intercâmbio comercial, científico e cultural”. 

Em seguida, o vereador defendeu a homenagem ao Grupo Wakaba Taiko pela participação no 25º Campeonato de Taiko Júnior, realizado em Kanazawa, no Japão, representando o Brasil e a cidade de Curitiba. Assim, o grupo é "realmente motivo de muito orgulho para a nossa cidade", destacou (077.00175.2023). Por fim, Seto defendeu os votos e as congratulações e os aplausos ao segundo-sargento Natanael Damasio Ferreira, pelos 35 anos de dedicação ao Corpo de Bombeiros do Paraná (077.00176.2023).

Já Mauro Bobato (Pode), na sessão dessa quarta (5), convidou a todos para conhecerem a loja de artesanato Kaminski (077.00192.2023). "Fica só o convite para quem quiser conhecer, fica na frente do CT [Centro de Treinamento] do Athletico", sugeriu. Segundo ele, o negócio já está na terceira geração da família. 


*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
*Matéria revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba