Arquitetura pode ser usada contra o crime
A semana será agitada na Câmara de Curitiba, com reuniões da Comissão Especial da Água, comissões permanentes da Casa, palestra e uma série de projetos que compõem a pauta de votação do plenário. A primeira reunião será às 10h de segunda-feira (19). A Comissão de Urbanismo e Obras Públicas tem sessão extraordinária para ouvir o coronel da Polícia Militar Roberson Luiz Bondaruk. Autor de dois livros, o oficial vai falar sobre a arquitetura contra o crime.
“Por meio de alterações na arquitetura, é possível prevenir e reduzir crimes. O tema discutido em países de primeiro mundo apresenta-se no Brasil como perspectiva para melhorar a segurança dos cidadãos, usando técnicas, estudos e a criatividade.”, analisa.
Bondaruk é mestre em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pela Polícia Militar do Estado de São Paulo e doutor em Estratégias de Segurança Pública pela Universidade Federal do Paraná em parceria com a Academia Policial Militar do Guatupê. Há 30 anos presta serviço na Polícia Militar do Paraná.
Leis orçamentárias
Ainda na segunda-feira (19), tem reunião da Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização. O encontro será às 14h15, na sala ao lado do plenário. Entre os principais projetos incluídos na pauta de votação do plenário na semana, na quarta, estão leis orçamentárias do prefeito Beto Richa autorizando a abertura de crédito adicional especial de R$ 3.814.825,48 para atender despesas com reconstrução de unidade de educação integral com complemento de obras em assentamentos precários e de construção de complexo poliesportivo.
Ainda na quarta (21), às 10h, e na quinta (22), às 14h, tem reunião da Comissão Especial da Água para verificação e acompanhamento da qualidade da água, serviços de coleta e tratamento de esgoto prestados pela Sanepar e mapeamento e diagnóstico das bacias hidrográficas da cidade. O presidente do Saemac (Sindicato dos Trabalhadores no Saneamento), Gerti José Nunes, é o convidado especial. Também na quarta-feira, em horário a ser definido, haverá reunião da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba