Arquiteto é homenageado com título de Vulto Emérito

por Assessoria Comunicação publicado 14/05/2010 17h25, última modificação 29/06/2021 10h49
O arquiteto Ricardo Amaral recebeu, na noite desta quinta-feira (13), o título de Vulto Emérito de Curitiba, por proposição do vereador Jair Cézar (PSDB). A cerimônia de entrega da honraria aconteceu no plenário do Palácio Rio Branco, presidida pelo vereador Sabino Picolo (DEM). Diversos amigos, autoridades, arquitetos e familiares acompanharam a solenidade, que reconhece personalidades naturais da cidade, com atuação de destaque.
“Dizem que os arquitetos têm muito de artistas. Eu diria que Ricardo Amaral é um artista que tem muito de arquiteto e, assim, ao projetar, tudo fica mais fácil”, disse Jair Cézar, ao iniciar seu discurso de saudação ao homenageado e seus convidados. A capacidade criadora de Amaral foi diversas vezes exaltada pelo parlamentar, que comentou a trajetória profissional do arquiteto. As obras de Ricardo Amaral não estão somente em Curitiba ou nas cidades paranaenses. São construções em Porto Alegre, Florianópolis, Cuiabá, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, e também fora do País, como em Buenos Aires, cidades da Venezuela e Angola. “É o curitibano de bom coração e cabeça privilegiada, levando sua marca da terra das Araucárias para todos os lugares”, disse Jair Cézar.
Profissionalismo
Após a entrega da honraria, Amaral comentou que este mesmo título já havia sido oferecido a ele em certa ocasião, quando rejeitou, por pensar que poderia ser fruto da vaidade humana e que não fosse merecedor. A homenagem foi dedicada a todos os profissionais que contribuíram na arquitetura curitibana e paranaense, projetando a cidade dentro e fora do País, e também aos membros do Legislativo, pela aprovação da indicação de seu nome, e, em especial, à esposa e ao filho. Amaral falou da sua empresa, há 30 anos no mercado, atenta às necessidades e desejos dos clientes, atendendo com qualidade e profissionalismo. “Nossa realidade já não comporta mais o amadorismo, em qualquer área que seja”, disse.
O arquiteto destacou o futuro do País, considerando promissores o crescimento econômico e político. Considerou os últimos 25 anos de avanços na trajetória política brasileira e acredita que o Brasil seja um País do futuro, rico e estimulante. Para a arquitetura industrial, Amaral ressaltou que o Paraná tem condições de exportar tecnologia nos processos industriais, não se limitando às obras residenciais, mas transformando os ambientes usuais em sustentáveis e econômicos. Para finalizar, Ricardo Amaral destacou o crescimento populacional em Curitiba e nas grandes cidades aliado à responsabilidade do arquiteto em atender estas novas demandas. Para ele, é preciso pensar em alternativas para o transporte coletivo da capital e diminuir a carência de infra-estrutura, preparando a cidade para um futuro sustentável e, que ao mesmo tempo, ofereça qualidade de vida à população.